A expectativa é que aproximadamente um mil pessoas participem da manifestação nesta sexta-feira, 02/09.
Garimpeiros dos municípios de Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Quijingue e Santaluz iniciaram na noite desta quinta-feira, 01, uma manifestação de protesto contra o fechamento e destruição de equipamentos e máquinas que eram usados em um garimpo na comunidade rural do Dexaí, no município de Cansanção, durante operação da Polícia Federal na última terça-feira, 30, e que ganhou repercussão em toda Bahia.
Várias faixas deste tipo foram confeccionadas |
Equipamentos usados no garimpo destruídos pelo fogo |
Um pequeno grupo chegou por volta das 21h e acendeu o fogo no meio da estrada e a expectativa é que durante a madrugada mais de dez ônibus e outros veículos cheguem para concentração em frente a Equinox e pretendem sair somente depois de um acordo com as pessoas competentes.
Os garimpeiros garantem que contam com apoio do governador, deputados, prefeitos e vereadores e a luta da categoria é legalizar a atividade, se não pode de forma clandestina, que facilitem a legalização.
Comércio de Nordestina abrir as portas às 09h em solidariedade aos garimpeiros
Em todos municípios citados os comércios contam com a circulação do dinheiro que sai dos garimpos, é a principal fonte de geração de emprego e renda e diante disto, os comerciantes da cidade de Nordestina em solidariedade à luta dos garimpeiros entraram em acordo e decidiram que só abrirão as portas a partir das 09h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.