Uma profissão milenar ainda é possível encontrar na cidade de Ichu, estamos falando da profissão de Ferreiro que segundo os livros de história surgiu quando o homem aprendeu a manipular e moldar o metal, por volta de 2000 a.C.e sofreu seu grande declive depois da Revolução Industrial.
Caçambeiro há mais de 35 anos, Antônio Pedro Carvalho Cedraz, mais conhecido por Baleia, 60 Anos de idade, assumiu a profissão de Ferreiro do seu pai “Manoel Pé Sujo” como é carinhosamente chamado. Baleia contou para a redação do AL NOTÍCIAS que tem aproximadamente 20 anos que ele passou a tomar conta da “Tenda” do seu pai, executando serviços na produção ser em menor quantidade, ele faz manutenção em ferramentas como foices, facas, pás, ferraduras para cavalos e enxadas, como também fabrica outras a exemplo das conhecidas Lebancas.
De acordo com Baleia, muitas das peças que ele fabrica vem do reaproveitamento de materiais como as bengalas de moto, recebendo inclusive pedidos de outras cidades. “Cada objeto é feito de acordo com a necessidade do cliente". Um dos principais equipamentos é o fole, que em sua tenda funciona com um motor de tanquinho de lavar roupas, como também em caso de problema ou falta de energia, segue para a moda antiga, utilizando uma roda de bicicleta, correia e manivela.
Para o forjamento do ferro e do aço, Baleia aquece as barras com carvão sobre uma pequena fornalha. O metal é aquecido até atingir o estado maleável. A partir dali, o ferreiro molda as peças com auxílio do martelo e a bigorna ou trilho. “É tudo feito na mão. Alio força e jeito”, resume.
Confira a entrevista feita pelo AL NOTÍCIAS
Redação do AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.