Proposta foi elaborada e apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Durante o mês de novembro deu-se início o processo de reordenamento da rede municipal de ensino em Ichu-Ba, onde no primeiro momento a secretaria apresentou ao CME – Conselho Municipal de Educação e Comissão de Educação do Legislativo a proposta de reordenamento, muito bem fundamentada.Na reunião, os participantes acharam viável encaminhar essa discussão as unidades escolares que estão envolvidas no processo, as escolas Municipais Manoel Domingos de Araújo do povoado de Nova Esperança, Escola Elvira Freitas Ferreira do povoado de Varjota e Colégio Santo Antônio do povoado de Barra.
Na oportunidade foi apresentada toda a situação a comunidade escolar, mostrando os motivos, as causas, os quantitativos de nascidos vivos do município, a projeção das turmas para o ano letivo de 2023, e como ficaria a organização, onde, juntando as três escolas o número de alunos seria apenas para uma única escola, portanto, para não haver o fechamento de nenhuma, visto que a gestão atual investiu na infraestrutura, mobiliários e climatização das mesma, e também para que nenhuma comunidade venha ficar isolada, pois se sabe que uma escola é um espaço de fortalecimento da identidade do seu povo.
A proposta é de que cada escola ofereça uma etapa de ensino, ou seja, educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, buscando proporcionar uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem, já que nessas escolas apresentam turmas seriadas e multisseriadas, devido ao déficit de matrículas.
Após ouvi as comunidades escolares o CME juntamente com a Comissão do Legislativo, aprovou a proposta da secretaria, onde ficou dessa forma organizada, devido aos critérios de infraestrutura de cada escola.
A Escola Manoel Domingos de Araújo na comunidade de Nova Esperança ficou com a etapa do ensino fundamental anos iniciais (1° ao 5° ano), a Escola Elvira Freitas Ferreira da comunidade de Varjota com a etapa da Educação Infantil (creche 1 a 3 anos) e (pré-escola 4 e 5 anos) e o Colégio Santo Antônio da comunidade de Barra com a etapa de ensino fundamental anos finais (6° ano 9°).
A Redação do AL NOTÍCIAS esteve na reunião desta terça-feira, 22, realizada pelo Conselho Municipal de Educação com Comissão de Educação da Câmara e gravou entrevistas com os membros do CME e a Secretária de Educação Marina Oliveira.
Com essa organização à proposta dessas unidades de ensino passarem a ofertar a modalidade da Educação em Tempo Integral, sendo que com essa organização possibilitará cumprir com a meta 6 do Plano Municipal de Educação- PME que é (oferecer educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas) garantindo a ampliação da jornada dos alunos em pelo menos 7h, para assim, criar novos espaços e oportunidades para fomentar a formação do sujeito, buscando alcançar todos os aspectos principalmente o cognitivo, físico, emocional, social, cultural e afetivo.
Das escolas do Campo a que ficará de fora desse processo de reordenamento será a Escola Dr. Ipê Cana Brasil no povoado de Praianos, devido ser a única escola da região do município, que ainda continuará com turmas seriadas e multisseriadas.
Redação do AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.