sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Ichu: Realizadas a solenidade de formatura e comemoração dos 50 anos da Escola Municipal Marcolino Santana Lima

Cerca de 50 estudantes concluíram o 5º ano em 2022 na Escola Municipal Marcolino Santana Lima em Ichu 
Um momento especial marcou a educação ichuense quando foram realizadas na tarde desta sexta-feira, 22, a solenidade de formatura dos estudantes da Escola Marcolino Santana Lima que concluíram o 5º Ano e que em 2023 estarão cursando o 6º ano na Escola Municipal Luiz Júlio Carneiro, e a comemoração dos 50 anos de fundação de uma das mais importantes unidades de ensino de Ichu.
Apesar de nem todos terem participado, cerca de 50 estudantes concluíram o 5º ano em 2022 na Escola Municipal Marcolino Santana Lima
Os atos solenes aconteceram no Auditório Municipal Aristides Pinto contando com a participação de autoridades como o anfitrião José Carlos da Cruz (Diretor da Escola Marcolino Santana Lima), a Secretária Municipal de Educação e Cultura Marina Oliveira, a Diretora da Educação Adenilza Rodrigues, o Secretário de Administração Douglas Oliveira, o Chefe de Gabinete George Cedraz (Tuca), Marcelo Oliveira do Conselho Tutelar, professores e professoras, Coordenação Pedagógica, ex-diretoras, formandos, pais, padrinhos e convidados.
O Diretor José Carlos da Cruz, Secretária Marina Oliveira e a Diretora Adenilza Rodrigues bastante alegres pelo trabalho que a Educação Municipal de Ichu vem realizando e as ações nas Unidades Escolares provam isso.
O Site AL NOTÍCIAS esteve presente e acompanhou a emoção todos, a exemplo do momento em que os formandos cantaram o hino de Ichu acompanhados pelo músico Bito Silva.
De maneira individual, cada formando foi chamado para receber o certificado, sendo uma mistura de alegria por ter concluído, mas também de saudade por deixar a unidade de ensino em que praticamente começaram a dar os primeiros passos rumo ao sucesso na carreira.
Professora Zulman Castro, Eliane Trabuco, Eleci Santiago, Edelvita Nascimento e Eduardo Levi representando sua mãe Marivânia que também esteve à frente da Escola
Antes de acontecer o ato de formatura, foi realizada a comemoração dos 50 anos da Escola Municipal Marcolino Santana Lima que foi fundada em 1972. Para isso, a direção atual convocou ex-diretores para serem homenageados. 

O AL NOTÍCIAS entrevistou José Carlos da Cruz que avaliou a solenidade de formatura e a comemoração dos 50 anos da unidade de ensino em que ele está responsável.
História de Marcolino Santana Lima  
A Escola Municipal Marcolino Santana Lima está localizada na Rua Elias Bernardino Carneiro, S/N, centro, neste município de Ichu – Bahia. A escola é mantida por recursos de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela Secretaria Municipal de Educação e pela Prefeitura Municipal de Ichu. O nome da escola homenageia ao Sr. Marcolino Santana Lima. 

O Senhor Marcolino Santana Lima nascido no ano de 1906, natural de Santa Bárbara-Ba, era casado com a senhora Minervina Miranda Lima (natural de Barrocas), foi pai de 16 filhos, e dois desses filhos tiveram grande contribuição para o município de Ichu. Por exemplo, um de seus filhos chamado Jonas Miranda Lima, casou-se com a Prof.ª Lucinéia Gordiano Lima (Lucí), filha do Sr. Luiz Júlio Carneiro (primeiro emancipador do município de Ichu). Outro filho, de nome Armando Miranda Lima, foi eleito terceiro prefeito do município de Ichu no biênio de 1971 e 1972. 

Até o final dos anos 60 residiu na Fazenda Tanque Grande, próximo ao povoado do Licurí, e depois, por conta da idade, passou a residir no centro da cidade, na Praça Hildebrando Cedraz, junto com seu filho Jonas. Este filho contribuiu muito com o município, sendo um dos primeiros professores da cidade nos anos 60, tendo sido também diretor da, hoje intitulada, Escola Municipal Luiz Júlio Carneiro. 

O Sr. Marcolino vivia em fazendas de pessoas com boa condição financeira, e ensinava os filhos dos fazendeiros, tendo sido esse um de seus primeiros ofícios laboriosos, que chamamos de professor leigo. Mas ele também trabalhava como comerciante, era um camelô. Ele montava sua barraca em alguns pontos e vendia bugigangas, agulhas, linhas, bolas, brinquedos. 

A comunidade hoje pode afirmar que o Sr. Marcolino Santana Lima deixou sua contribuição na educação do município e na cultura local, até quando faleceu no ano de 1970, aos 64 anos de idade. E assim como na maioria cidades do interior da Bahia naquela época, foi necessário construir mais um espaço físico que melhor atendesse às questões didático-pedagógicas para a educação local. Assim, em meados de dezembro de 1972, ainda na gestão do prefeito Armando Lima, esta escola foi registrada e passou a chamar-se Escola Municipal Marcolino Santana Lima, em homenagem ao seu saudoso pai. 

Nossa instituição inicialmente estava sediada na Rua Juvêncio Carneiro, S/N, Centro, no atual prédio do Núcleo de AEE, ofertando os anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano. Em 2019, com o reordenamento da rede municipal, a escola passou a atender até o 5° ano do Ensino Fundamental e para isso foi necessário mudar de endereço, para o prédio do antigo Aloísio Cedraz, já que suas instalações anteriores não comportavam o número de turmas prevista naquele ano. 

Em 2021, devido a demanda do número de estudantes, mais uma vez a escola mudou de endereço visando ampliar suas instalações. Desta vez, está sediado no prédio do antigo Ceaco, atendendo atualmente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da sede, e alguns estudantes oriundos do campo.  


Redação do AL NOTÍCIAS | Fotos: André Luiz, Rafaela, Mateus Carneiro | SMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.