segunda-feira, 8 de maio de 2023

ICHU - Dia D de vacinação contra a gripe tem baixa procura e coordenação orienta sobre a importância da imunização

A coordenadora Arlete Santiago fez um apelo a toda população explicando sobre a importância da vacina para a saúde das pessoas.
No dia 06 de maio de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Ba, por meio da equipe de Saúde das Unidades do município realizaram a vacinação contra a gripe para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, contudo a procura foi considerada baixa de acordo a coordenadora Arlete Santiago.

"Apesar de bem divulgada, muitas pessoas encontram-se com sintomas gripais o que dificulta a procura nos locais de vacinação. 
Foram imunizadas cerca de 80 pessoas contra a doença, mas ainda falta muita gente", comentou Arlete em entrevista à Rádio Independente FM.

A coordenadora fez um apelo a toda população explicando sobre a importância da vacina para a saúde das pessoas. "A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Vamos lá, procure a Unidade de Saúde para se vacinar, evite riscos a sua saúde e de sua família", alertou ela.

Campanha
A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) no ano de 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. 

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.  

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.  

A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.  (Fonte: Ministério da Saúde)

Vamos lá, divulgue a campanha e evite riscos a sua saúde e de sua família.    

Por Cida Carneiro com informações e fotos de Arlete Santiago

FOTOS












Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.