Os moradores viviam em situação precária há cerca de 08 anos e estão sendo assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social
Três pessoas que ocupavam dois boxes do Centro de Abastecimento desativado, onde funciona hoje o galpão da Associação de Catadores e demais Trabalhadores em Materiais Recicláveis do Território do Sisal – ACTAMARES, foram realocadas para um outro local.
Segundo foi apurado pelo ICHU NOTÍCIAS, os moradores que viviam no local em situação precária há cerca de 08 anos estão sendo assistidos pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDESO, que alugou os imóveis para que eles pudessem morar dignamente.
A situação preocupava tanto os moradores da área, como o pessoal da ACTAMARES que temiam um possível incêndio já que os moradores faziam uso excessivo de bebidas alcóolicas e frequentemente acendiam fogo próximo aos materiais recicláveis altamente inflamável. Por este motivo, a reportagem procurou o presidente da entidade, o senhor Valdinei dos Santos Carneiro de Oliveira, que falou sobre a realocação dos moradores do local. "Agora estamos tranquilos quanto ao risco que a entidade corria em acontecer um incêndio já que eles acendiam fogo ao lado dos materiais que são altamente inflamável, onde a qualquer momento o vento poderia jogar centelhas e proporcionar um grande incêndio, mas principalmente por eles (os antigos moradores) terem agora uma moradia digna", disse o diretor presidente.
O secretário Lennon Borges foi procurado e confirmou a realocação dos moradores, ele também explicou como se deu todo o processo. "Já havíamos feitos outras tentativas antes no caso de Sérgio (o primeiro morador), mas infelizmente não encontramos residências para esta finalidade, porque apesar da lei do SUAS tratar da questão do aluguel social especificamente para casos de vulnerabilidade social assim, declarado na escala de pobreza e extrema-pobreza que é o caso dessas pessoas que vivem basicamente do bolsa família e tem outros agravantes associadas como o caso do alcoolismo, infelizmente tivemos 2 anos de pandemia e apesar de várias tentativas, que inclusive consta em nossos relatórios, tivemos dificuldade em achar alguém (proprietário de imóvel) que dispusesse a alugar sua casa por medo, principalmente pelo fato de já existir um histórico de incêndio provocado com o referido morador. Este ano, nossa preocupação aumentou ainda mais por conta do surgimento de outras duas pessoas que passaram a morar no local o que levou agente reforçar o processo de busca, inclusive acabei me inserindo nesse processo como pessoa, para encontrar rápido uma saída. Fui em busca de amigos proprietários de imóveis e assumir pessoalmente a reparação de danos, caso futuramente haja algo deste tipo provocado pelo morador," esclareceu Lennon.
Ainda segundo a secretário, às famílias vem recebendo outros tipos de assistências. "De forma institucional estamos assistindo eles com os benefícios eventuais ligados a alimentação e fizemos encaminhamento para a Secretaria de Saúde, que inclusive me orgulha muito ter provocado a retomada do grupo dos alcoólicos anônimos (AA) e contei com o apoio incondicional de Iran Santiago que se dispôs a abraçar a causa encabeçando a retomada do AA que acredito que vai ajudar a quem vive no alcoolismo", completou.
Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais
Redação Ichu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.