A obra é dividida em três capítulos. O primeiro é o “Minha Essência”, em que o autor fala sobre suas raízes no interior da Bahia e faz uma homenagem à sua mãe, Deija, e outra, à sua avó, dona Ricardina (em memória).
O livro Oculto Eu, do ichuense Eris de Araújo, foi lançado em Lisboa, Portugal, nos dias 25 e 27 de maio, em dois eventos presenciais muito gratificantes.
Eris ainda está surpreso com a aceitação de sua publicação inaugural. “Eu não esperava que o livro teria tanta repercussão em tão pouco tempo. Durante a sessão de autógrafos, na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no dia 25 de maio, todos os livros foram vendidos, para minha grata surpresa”.
Além de Portugal, a obra também foi publicada em mais três países: Brasil, Angola e Cabo Verde.
Oculto Eu é o primeiro livro de poesias de Eris, mas ele sempre gostou de escrever poemas. Em julho de 1995, ainda muito jovem, venceu seu primeiro concurso de poesias, em sua cidade natal, na Semana Cultural de Ichu.
A obra é dividida em três capítulos. O primeiro é o “Minha Essência”, em que o autor fala sobre suas raízes no interior da Bahia e faz uma homenagem à sua mãe, Deija, e outra, à sua avó, dona Ricardina (em memória).
No segundo capítulo, Eris revela o que chama de sua “Face Oculta”, com poemas sobre encontros e partidas, memórias e lugares.
No último capítulo, intitulado “Devaneios”, o poeta abandona a terra materna, deixa tudo para trás – casa, amigos e até seus próprios livros. E assim, seus poemas surgem, tensionados entre suas raízes e seus devaneios, entre a terra e o etéreo.
Para Regina Dayeh, autora da obra Meu Pai Desenhava Navios e prefaciadora do Oculto Eu, os poemas de Eris de Araújo são singelos e, ao mesmo tempo, complexos. “Como aves de arribação, Eris desloca-se entre territórios internos, profundos, com cheiro de terra e céus azuis, e parte a cruzar oceanos. Com a intensidade de sua alma lírica, voa até abandonar a própria asa, e seus poemas flutuam em outras dimensões, a ajustar o Universo no olhar, como disse o magnífico poeta Manoel de Barros”, concluiu Dayeh.
De início, por questões editoriais, a obra está disponível em Portugal, no Brasil, em Angola e em Cabo Verde, mas diante do carinho dos moçambicanos, o autor está fazendo um grande esforço para também comercializar e lançar seu livro em Moçambique – e almeja realizar isso presencialmente.
Eris também tem recebido o carinho de muitos leitores de outros países de língua portuguesa, como Timor-Leste, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Guiné Equatorial. “Minha maior surpresa é o Timor-Leste. Na maioria das minhas publicações, principalmente no Facebook, o Timor-Leste está sempre em primeiro lugar, de acordo com os relatórios de engajamento ao quais tenho acesso. Em breve, farei uma publicação, nas minhas redes sociais, assim como fiz com Moçambique, para agradecer o carinho que tenho recebido dos timorenses”, disse o poeta, sorrindo.
O autor, que atualmente está morando em Londres (Reino Unido), já planejou fazer alguns eventos pontuais no Brasil, a partir do mês de julho de 2023, para falar um pouquinho sobre seu livro. “Meu objetivo é passar uma semana em São Paulo e alguns dias em Ichu, porque é em Ichu que estão minhas raízes. No dia do lançamento do meu livro, em Portugal, quando falei da minha mãe e de Ichu, não segurei as lágrimas, acabei chorando. Foi muita emoção. Tenho muito orgulho da minha cidade, de onde eu vim, nunca escondi isso de ninguém e jamais farei isso”, enfatizou Eris.
Serviço:
O livro Oculto Eu, do ichuense Eris de Araújo, está à venda na Livraria Atlântico, neste link: https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-945ea8-oculto-eu-eris-de-araujo.html
Em Ichu, está disponível para venda no Café e Cultura, na Rua Antônio Cedraz, nº 94, com Elmo Forrozeiro.
Do AL NOTÍCIAS | Texto e Fotos Eris de Araújo
Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.