O evento aconteceu no Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira e teve como tema: DEMOCRACIA e DIRETO À CULTURA.
Promovido pelo Conselho Municipal de Cultura - CMC, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura a IV Conferência Municipal de Cultura de Ichu aconteceu nesta quinta-feira (14/09) no Auditório Aristides Pinto de Oliveira e contou com a participação de fazedores de cultura e representantes da sociedade civil e do poder público municipal.
O evento teve como tema: DEMOCRACIA e DIRETO À CULTURA e começou com apresentação cultural do repentista Davi Ferreira e na sequência a formação da mesa com autoridades municipais, momento em que foi entoado o hino do município pela estudante Laysa Gabrielle.
Depois, aconteceu às falas dos representantes da mesa e em seguida mais um momento cultural com o grupo Mundo Capoeira, coordenado por Sival Conceição, seguido pela leitura e aprovação do regimento da conferência que foi aprovada por unanimidade.
A palestra magna foi proferida por Ailton Barbosa que é secretário de educação de Abaré. Após ele exaltar o município de Ichu e o público presente Ailton destacou sobre o tema, iniciando pela democracia como meio fundamental para o DIREITO À CULTURA, nos aspectos gerais, tanto na esfera federal, como a estadual e municipal.
Ele ressaltou que a cultura é a ponta da pirâmide do PIB nacional, uma vez que os fazedores de cultura são também trabalhadores comuns que precisam ter outra fonte de renda para o sustento da sua família, produzindo para o desenvolvimento da economia nacional.
Conforme o palestrante, as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo foram criadas e são muito importantes para a potencialização da cultura através de políticas públicas, mas o município também precisa ter leis municipais que possibilitem gerar receitas para o fortalecimento da cultura local.
Ainda de acordo com ele, o objetivo maior do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com alternância de governos. Ailton chama atenção quanto a isso, pois segundo ele, só se tem a garantia da continuação das políticas públicas voltada a cultura se todos os processos construídos se tornarem leis e para que isso aconteça é preciso ser encaminhado a câmara municipal de vereadores para aprovação e assim ficar garantido nos próximos governos.
"A integração com estado e união é importante, mas o município precisa estar organizado e se atualizando diuturnamente com o sistema do Ministério da Cultura para acessar os editais disponíveis pelo governo federal e isso é política de gestão cultural eficiente", alertou ele.
Ao fim, o palestrante orientou como proceder na elaboração das propostas nos eixos que seriam trabalhados no período da tarde.
Na parte da tarde aconteceu a discussão e elaboração de proposta em seis eixos temáticos, onde posteriormente foram levados à plenária final para a votação e aprovação para níveis municipal, territorial e estadual.
Após as propostas serem aprovadas em plenária foram escolhidos os 8 delegados que representarão o município na Conferência Territorial que vai acontecer em novembro, sendo 4 titulares e 4 suplentes, sendo eles:
PODER PÚBLICO
Titulares
Betania Rita Carneiro e Tânia Gordiano
Suplentes
Viviane de Lima e Clediane Maria dos Santos
SOCIEDADE CIVIL
Titulares
Sival Oliveira Conceição e Edcarlos Almeida
Suplentes
Rita de Cassia Araújo e Maria Natalina Oliveira
Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.