De iniciativa de Leina Marques (Fundadora do movimento no território do sisal) o projeto busca o reconhecimento do vaqueiro, da cavalgada, da Argolinha, da Pega de boi no mato, da Toada e da Literatura de Cordel como Manifestação cultural e Patrimônio cultural Imaterial do município
O vaqueiro é um personagem da cultura brasileira, típico do sertão nordestino, um personagem forte que tem um modo próprio de ser, falar, dançar, rezar e de viver, tendo inclusive um dia dedicado à eles que é 19 de julho, Dia do Vaqueiro Nordestino.
Com o apoio de Leina Marques fundadora do Movimento do Vaqueiro no Território do Sisal esta cultura vem ganhando força, principalmente após a criação da Associação dos Vaqueiros de Biritinga - AVABI em 2022. (Clique aqui e saiba mais sobre a AVABI).
Presente na XXII Cavalgada da Mumbuca no último domingo, 24/09, Leina declarou que tem proposta para fortalecer a cultura do vaqueiro em Ichu, e que para isso ela conta com o apoio da vereadora Roseane Sampaio (Rosy - PSD), que teve a grata satisfação de conhecê-lo no encontro de vereadores que aconteceu recentemente em Serrinha.
Foto enviada por Leina Marques - AVABI |
Ela conta que o projeto nasceu das ações da Associação de Vaqueiros de Biritinga - AVABI e visa o reconhecimento da história, bem como a necessidade de investimentos nesta cultura, seja pela agricultura, pela arte ou até mesmo pelos eventos que acontecem o ano inteiro.
Criando o dia do vaqueiro, a mesma ressalta que os mesmos passarão a ter mais apoio, inclusive nos cuidados à saúde. "O coração do projeto também é a saúde e o bem estar do homem vaqueiro que muitas das vezes acontece através de ações que tem por respeito o pertencimento a exemplo do Multirão de Saúde do Vaqueiro, uma ação importante que já vem acontecendo em Biritinga e em outros municípios onde o projeto já é uma realidade", pontuou.
"O projeto tem sido pautado por diversos gestores municipais no Sertão baiano tendo Biritinga como referência", concluiu Leina Marques.
Fotos enviadas por Leina Marques - AVABI |
Leina destacou a importância do reconhecimento e do diagnóstico da cultura do vaqueiro em Ichu. "É muito importante o diagnóstico da cultura do vaqueiro para que pessoas como o Sr. Valter Batista (foto) tenha a sua história eternizada através da garantia de direitos", disse ela.
Durante a III Conferência Municipal de Cultura de Biritinga que aconteceu na última quarta-feira (27/09) Leina Marques recebeu a visita da Vereadora Roseane Sampaio (Rosy) e de Uilson Soares (seu U) que é um dos baluarte da cultura ichuense.
Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais
Redação Ichu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.