Com o placar de 1 a 1 entre Guarani e Criciúma nesta terça-feira (14), no Brinco de Ouro, o Leão sagrou-se campeão da Série B de 2023
A taça da Série B coroa uma campanha irretocável do Vitória. Em 36 jogos disputados até o momento, a equipe treinada por Léo Condé acumulou 21 vitórias, seis empates e nove derrotas, com 48 gols marcados e 28 sofridos. É dona do terceiro melhor ataque e da terceira melhor defesa da competição. Tem um aproveitamento de 63,9% dos pontos conquistados e só teve a meta vazada em 16 jogos.
Fundado em 1899, o Leão chega a seu 49º troféu na história. Na galeria, estão também 29 do Campeonato Baiano, 11 do Torneio Início da Bahia, 3 da Taça Estado da Bahia, 4 da Copa do Nordeste e um do Torneio José Américo de Almeida Filho.
No âmbito nacional, o Rubro-Negro baiano bateu na trave algumas vezes. Foi vice-campeão da Série B de 1992, do Campeonato Brasileiro de 1993, da Série C de 2006 e da Copa do Brasil de 2010.
Em 2023, a trave não foi empecilho. O Vitória foi líder em 24 das 36 rodadas que disputou até aqui e só ficou de fora do G-4 em duas delas.
A entrega da taça será no próximo sábado (18), no Barradão, quando o Leão recebe o Sport, às 17h, pela 37ª rodada da Série B.
Os ingressos para esta partida começaram a ser disponibilizados para os sócios nesta terça-feira (14). Caso não se esgotem até lá, o público geral poderá comprar a partir das 12h desta quarta (15).
RELEMBRE A CAMPANHA
Após as eliminações do Campeonato Baiano, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o Vitória chegou à Série B cercado de desconfianças. O site Chance de Gol, por exemplo, apontava que o clube possuía 85% de chances de cair de novo para a Série C.
No entanto, as cinco primeiras rodadas da Segundona logo espantaram esse fantasma. Com cinco vitórias consecutivas e nenhum gol sofrido, o Leão disparou na ponta da competição.
Zeca comemora o primeiro gol do Vitória na Série B | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
O caminho já estava pavimentado para o acesso e o título. Caso repetisse o aproveitamento da parte inicial do campeonato, o Rubro-Negro baiano atingiria 74 pontos.
Gol de Zé Hugo deu a vitória ao Leão sobre o Sport no fim do 1º turno | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
Jogadores aplaudem torcida antes de goleada sofrida para o CRB | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
Algo mais que não veio da forma que o torcedor esperava inicialmente. Em dois jogos seguidos no Barradão, contra Juventude e Vila Nova, o time pecou pelo excesso de ansiedade, conquistou apenas dois pontos e deixou o torcedor "na vontade".
Osvaldo vibra durante "Aeronegô" antes de partida contra o Novorizontino | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
Comemoração do gol de Welder, que garantiu acesso do Leão à Série A | Foto: Victor Ferreira / EC Vitória |
Por Nuno Krause | Bahia Notícias / BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.