O encontro no Distrito de Valilândia teve como objetivo ouvir a demanda de todos envolvidos na cadeia produtiva que vem sofrendo por conta da seca severa
Uma movimentada reunião convocada pelo prefeito Ubaldino Amaral (União Brasil) foi realizada na noite desta segunda-feira,04, no Distrito de Valilândia, município de Valente onde contou com a presença de vários representantes da cadeia produtiva do sisal com destaque para os trabalhadores do campo, donos de motores e de batedeiras das localidades onde tem forte vocação para o plantio, a exemplo de Valilândia, Queimada do Curral, Ichu, Santa Rita de Cássia, Itareru e adjacências, no total de 200 pessoas envolvidas diretamente.
Além do prefeito Ubaldino participaram da reunião o vice-prefeito Zé de Zeli, vereadores, secretários municipais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agrcultura Familiar (SINTRAF) de Valente e representantes da Fundação APAEB.
O encontro teve como principal objetivo ouvir as demandas de todos envolvidos que vêm sofrendo por conta da seca severa que afeta a grande maioria dos municípios baianos, entre eles Valente.
A situação era muito preocupante antes da reunião e foi aceso o sinal de alerta após, já que foram apresentados números assustadores da quantidade de pessoas que estão sem trabalhar pela falta do sisal, o que se vê são os campos devastados com a plantação completamente seca.
A secretária de Assistência Social Mabel Amaral ficou com a missão de realizar o levantamento da quantidade de pessoas que estão sem trabalhar para fazer distribuição de cestas básicas.
Segundo o prefeito Ubaldino Amaral 98% dos motores estão parados em todo município de Valente, ele calcula aproximadamente 400 motores existentes e que geram mais de um mil empregos no campo, mas com a seca e a previsão de chuva ainda a longo prazo a tendência é de que os dois porcentos restantes parem também nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.