Neste dia, grupos saem de casa em casa visitando as pessoas realizando cantorias, e as canções com letras religiosas
Neste sábado, dia 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis, também conhecido como Dia de Santos Reis, a data é uma festa cristã que celebra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus.
Belchior, Gaspar e Baltazar levaram para Jesus, respectivamente ouro, incenso e mirra, e cada presente tinha um significado. O ouro reconhecia Jesus como rei, já o incenso fazia referência a sua divindade e a mirra, que era usada como um remédio, representava as características humanas de Jesus.
Assim como está presente na Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo por conta de uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém, logo, esta estrela ficou conhecida como ‘Estrela de Belém’.
Foto: Izinaldo Barreto/Secom (Arquivo) |
Segundo ele, liturgicamente a festa é chamada de Epifania do Senhor, comemorado neste domingo, dia 7 de janeiro.
“É muito importante que nós tenhamos ciência do que acontece na liturgia católica, que de certo modo, não pertence apenas à igreja católica, está culturalmente entranhado na nossa sociedade, então duas explicações nós precisamos dar para esta festa dos Santos Reis, liturgicamente se chama a festa da Epifania do Senhor, esta é a festa, Epifania do Senhor, e o que é esta Epifania? A palavra Epifania quer dizer manifestação, é a festa que se celebra neste domingo, que significa exatamente o seguinte, historicamente Jesus Cristo nasceu em uma cidade sem representatividade política sociológica, nada, a Epifania é a festa desta manifestação, do seu nascimento que deixa de ser algo meramente regional, local e passa a universalidade, então Jesus Cristo manifestado para todos os povos deixa de ser uma coisa daquele lugar e passa a ser para o cristianismo todo”, explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |
“Culturalmente nós temos a figura dos reis magos, que na verdade não era nem magos, eram pastores, possivelmente cientistas, bem provável homens de conhecimento que procuraram sobretudo levar adiante esta mensagem, e a cultura fez com que os reis magos, saindo de porta em porta, fazendo aquela manifestação, uma representatividade teológica de modo cultural da apresentação do Senhor para todos os povos, então quando os reis magos, pastores, cientistas saem na porta fazendo reisado fazendo as festas, é um modo cultural de dizer a Epifania e de dizer que Jesus Cristo está sendo apresentado, Jesus Cristo está sendo manifestado para todos os povos em todas as casas, em todas as gentes, por isso se lembra teologicamente, culturalmente”, informou.
De acordo com frei Jorge Rocha, é neste dia também, que se encerra o período natalino, realizando a desmontagem dos enfeites de Natal.
“Isso é cultural, está dentro da cultura popular, o presépio é desmontado neste dia porque termina o ciclo do Natal, então terminando o ciclo do Natal, termina o ciclo do presépio, que neste ano completou 800 anos da sua primeira feitura realizada por São Francisco de Assis, então o o presépio é desmontado, inaugurando agora um novo tempo litúrgico que está diante de nós”, concluiu.
Neste Dia de Reis, grupos saem de casa em casa visitando as pessoas realizando cantorias, e as canções com letras religiosas.
Por Gabriel Gonçalves com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade / AC
Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.