TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Ichu: Por iniciativa da Vereadora Lúcia, quadro em homenagem a saudosa Enfermeira Helena Santiago será instalado no Hospital Sagrado Coração de Jesus

O quadro solicitado pela parlamentar foi pintado pelo artista Sirlândio da cidade de Serrinha, que inclusive foi professor das artistas ichuenses Vanuzia e Maria das Graças
Por iniciativa da vereadora Professora Lúcia (PSD), será instalado no Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus em Ichu um quadro da saudosa Enfermeira Helena Santiago, sendo este o local onde a mesma trabalhou por muitos anos com muita dedicação e amor ao próximo, atendendo a todos sem distinção.

O quadro solicitado pela parlamentar foi pintado pelo artista Sirlândio da cidade de Serrinha, que inclusive foi professor das artistas ichuenses Vanuzia e Maria das Graças.

A vereadora convida toda população para prestigiar este momento importante, no dia 23 de fevereiro, às 10 h, pois apesar da UBS da sede se chamar Helena Santiago, para a parlamentar ter alguma representatividade da Enfermeira Helena no Hospital era bastante importante, pois lá além ajudar no cuidado da saúde dos seus munícipes, não só ela, mas muitas mães deram à luz pelas mãos da amorosa Helena.

Helena Santiago de Almeida
foi uma personalidade ichuense que marcou a memória do povo em virtude do seu amor e dedicação ao próximo no exercício de sua profissão de técnica de enfermagem e tem grande significado para a história da saúde pública do município de Ichu, no Estado da Bahia. Todos que tiveram a oportunidade de conhecer ou conviver de forma mais próxima, guardam boas lembranças e demonstram uma relação de afeto, carinho e respeito por Helena. No presente trabalho iremos contar um pouco da história e do legado dessa pessoa que, numa época em que a saúde era de difícil acesso, não media esforços para que tudo ficasse bem!  

Nasceu em 31 de maio de 1946, filha da senhora Valdete Santiago de Almeida e do senhor José Carneiro de Almeida – conhecido como “Zé de Padre”. Helena tinha nove irmãos e foi casada com José Astério dos Santos, popular “Zé Quixe”, que era motorista da ambulância.  

Helena começou a trabalhar desde nova. Iniciou como professora leiga no município, mas foi para Jacobina, onde morou durante um período. Depois retornou à Ichu quando passou a trabalhar no Centro Educacional Cenecista Aristides Cedraz de Oliveira (atual Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira) que era vinculado à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, em que os pais dos alunos pagavam mensalidade. Os alunos que não estavam com o pagamento em dias, não podiam realizar as provas. Helena lhes fornecia o recibo para que eles conseguissem fazer, demonstrando uma de suas características marcantes: a bondade.

Em 1970 foi construído o primeiro posto de saúde do município localizado na praça Hildebrando Cedraz – onde atualmente funciona a Secretaria de Desenvolvimento Social – e Helena passou a trabalhar de forma leiga como enfermeira fazendo curativos simples, aplicando injeções, etc. Em 1976 o município recebeu um convênio do Estado que fornecia materiais e medicamentos, e a prefeitura complementava com outras coisas que faltavam. Só havia médico na unidade uma vez por mês que realizava mais de cem atendimentos ao dia, ficando ainda pacientes sem consulta.  

Naquela época, as mães tinham seus filhos em casa, auxiliadas por parteiras. A primeira experiência de parto de Helena aconteceu numa circunstância em que ela foi chamada para ajudar a parteira Alzira Cordeiro da Silva conhecida como dona Lôra, que demorou de chegar, e assim teve que realizar o parto sozinha, nascendo uma menina chamada Erinéia. Após o episódio, o município se interessou e ofereceu a ela um curso de parteira que acontecia em Serrinha, no Hospital Santana com o Doutor Hamilton Safira.

Álbum produzido no Projeto Educação Patrimonial e Artística – EPA no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira, pelos estudantes Edna Barcelar, Jakeline Ferreira, Márcia Talina, Paloma Almeida e Sofia Maria, a partir de depoimentos de Maria das Dores Oliveira, Maria Normeide Ferreira Lima, um texto de um depoimento de Helena sobre os atendimentos de saúde da época retirado do livro da VII Semana da Cultura em comemoração aos 34 anos de emancipação política de Ichu e ata da sessão ordinária legislativa da câmara de vereadores realizada no dia 05 de abril de 1999. As imagens do arquivo pessoal da família, biblioteca municipal Leopoldo Garcia Garcia e Secretaria de Saúde.

Redação do AL NOTÍCIAS

Clique AQUI e siga o Ichu Notícias nas redes sociais  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.