A proposta dos moradores é também realizar uma notificação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), diante do descarte irregular de óleo.
A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada pelos moradores da Rua Pau Brasil, no loteamento Morada Tropical, no Conjunto Feira IX em Feira de Santana diante do entupimento e transbordamento de óleo queimado na rede de esgoto da rua e de algumas residências.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade |
O Acorda Cidade esteve no local e conversou com dois moradores da Rua Pau Brasil. Segundo Marcelo Santos, o problema acontece há cerca de três anos e o óleo invade as residências que ali estão.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade |
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade |
“Tem vezes que o óleo escorre o dia todo, vai até a noite, geralmente a hora mais forte é a tardezinha, eu acho que é a tarde e também pela manhã. Quem não conhece pensa até que é petróleo, imagina só se fosse petróleo, os moradores seriam expulsos da localidade, porque ia ter um recurso muito alto em valores. Nós comunicamos à Embasa, ela veio, tentou desentupir aqui, só que eles fizeram uma maquiagem”.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade |
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade |
“É muita insatisfação o que está acontecendo aqui, porque isso não existe não, isso é muito desumano. Teve uma época que eles jogaram bastante óleo aqui, derramou, aí pararam e botaram de novo. E esse óleo prejudica todo mundo aqui, não somente aqui na rua, mas todo mundo. É complicado, a gente para passar, para pisar, dentro de casa mesmo é um mau cheiro, fica tudo preso dentro de casa e esse cheiro, prejudica muito a saúde, então é como o vizinho aqui falou, nós precisamos de socorro. Ontem mesmo, minha cabeça começou a latejar. Eu tive que sair de casa para que o vento batesse mais, para poder sair mais do fedor, porque a gente não aguenta não, é muito difícil”, concluiu.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Embasa, responsável pela rede de esgoto da Rua Pau Brasil que enviou a seguinte nota:
Em atenção à reclamação, informamos que será enviada uma equipe da Embasa para verificação da rede de esgotamento sanitário na Rua Pau Brasil.
Esclarecemos que o sistema de esgotamento sanitário operado pela Embasa foi planejado e desenvolvido especificamente para tratar apenas esgoto doméstico (águas servidas que escoam pelos ralos das pias, lavanderias, box de chuveiro, vasos sanitários e ralos que estão dentro de casa), deixando-o em condições adequadas para ser devolvido à natureza. O lançamento de efluentes industriais nesta rede é proibido.
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e aguarda o retorno.
Por Maylla Nunes com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade / AC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.