O período que faz parte do ciclo pascal, acontece durante 40 dias antes da semana santa, que é iniciada no Domingo de Ramos.
A preparação é feita para que os devotos vivam de forma plena o tempo, considerado um dos mais importantes para a igreja. O momento faz referência aos 40 dias que o próprio líder cristão, Jesus, passou no deserto se preparando para sua “morte e ressurreição”. A origem da palavra é oriunda de "quadragesima dies", que em latim significa quadragésimo dia. Seria justamente no quadragésimo dia que Cristo teria ressuscitado.
JEJUM
Anteriormente, durante a quaresma existia o costume de não comer carne. Isso acontecia, já que antes do tempo quaresmal, é o Carnaval - período de festas profanas, originadas na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, onde o era provenientes de ritos e costumes pagãos, caracterizados pela liberdade de expressão e movimento.
A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale. Historiadores explicam que o período carnavalesco é atrelado justamente ao de consumir carne constantemente.
Líderes do catolicismo dizem que a Quaresma chega justamente com o objetivo de fazer o oposto ao carnaval e ser o tempo de ser praticado jejum e abstinência do alimento.
Porém, com o passar do tempo, a cultura foi sendo transformada e somente alguns dos fiéis não comem carne nos 40 dias antes da páscoa. Grande parte, não consome mais o alimento na sexta-feira da semana santa, dia marcado por ser a morte de Jesus.
No entanto, por ser o tempo de não cometer excessos e se privar de algumas das práticas que estão enraizadas no cotidiano de católicos, eles praticam outros “tipos de jejum”. O jejum é a maneira onde os devotos se privam de alguma dessas práticas, para conseguirem vivenciar de forma mais intensa e atenciosa o período pascal.
Ficar sem consumir refrigerante, álcool, doces, chocolates, enlatados, fast-food são alguns dos exemplos de jejum.
COR ROXA
Uma das características da Quaresma é a cor. Neste período, as vestimentas utilizadas para decorar a igreja são da cor roxa. Ministros da igreja e as vestimentas dos padres também são dessa cor. Além disso, no primeiro dia do período é costume a realização da missa de cinzas, onde as testas dos fiéis são marcadas por cinzas, ficando assim até o anoitecer.
O simbolismo faz parte de uma tradição demonstrada na Bíblia, onde pessoas jogavam cinzas nas próprias cabeças como prova de arrependimento.
Por Victor Hernandes | Bahia Notícias / BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.