Para a audiência que acontecerá no dia 27 de março, várias autoridades do estado ligados ao setor Cultural foram convidados, inclusive o ichuense Alan Cedraz que é Promotor Público e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – NUDEPHAC.
Foi convocada para o dia 27 de março, a Audiência Pública que tem por objetivo tornar a tradicional Lavagem da Igreja de Ichu em Patrimônio Imaterial da Bahia.
A vereadora Professora Lúcia (PSD) vem há muito tempo lutando para que esse reconhecimento aconteça, tanto que tem mobililizado várias pessoas e setores para este fim. É de autoria da vereadora o Projeto de Lei que depois de aprovado foi sancionado pelo Prefeito Gonzaga tornando-se na Lei 058/022 que tornou a referida Lavagem em Patrimônio Imaterial do Município.
Para a audiência, várias autoridades do estado ligados ao setor Cultural foram convidados, inclusive o ichuense Alan Cedraz que é Promotor Público e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – NUDEPHAC.
Enquanto o patrimônio material faz referência aos bens materiais e tangíveis de um povo, como museus, bibliotecas, igrejas, monumentos arquitetônicos, dentre outros, o patrimônio imaterial é aquele considerado inatingível. É a riqueza cultural expressada por meio de danças, festas, músicas, saberes e outras manifestações de transmissão e troca de conhecimentos.
CONFIRA O EDITAL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL, CÂMARA DE VEREADORES E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ICHU-BA
A Prefeitura Municipal de Ichu- Bahia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, convoca a sociedade ichuense e autoridades em geral para participarem da Audiência Pública sobre o processo de reconhecimento da Lavagem da Igreja como patrimônio imaterial da Bahia.
Data: Dia 27 de março de 2024 às 14:30 h
Local: Auditório Municipal Aristides Pinto de Oliveira
ATO CONVOCATÓRIO
Considerando a importância histórica e cultural da tradicional Lavagem da Igreja de Ichu, região sisaleira da Bahia, que acontece na primeira sexta-feira de fevereiro, fazendo parte dos festejos em louvor ao Sagrado Coração de Jesus – Padroeiro do Município, considerando ainda que a referida Lavagem já é Patrimônio Histórico Imaterial do Município conforme Lei Municipal nº 058/2022, convocamos por meio deste Edital, a Audiência Pública com o objetivo de buscar o reconhecimento como patrimônio imaterial da Bahia.
1º MOMENTO (14:30) – ABERTURA DA AUDIÊNCIA
2º MOMENTO (14:35 h às 14:45) – COMPOSIÇÃO DA MESA DE ABERTURA
3º MOMENTO (14:50 H às 15:00 h) – FALA DA MESA
4º MOMENTO (15:05h) – CONTEXTO HISTÓRICO E RELEVÂNCIA CULTURAL REGIONAL DA LAVAGEM DA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – VEREADORA LÚCIA;
6º MOMENTO (15:25 h) – PATRIMÔNIO IMATERIAL E REFLEXOS JURÍDICOS – ALAN CEDRAZ – COORDENADOR DO NUDEPHAC
7º MOMENTO (16:05 h) – MANIFESTAÇÃO DOS INSCRITOS PARA FALA;
8º MOMENTO (17:00 h) – CONCLUSÕES E ENCAMINHAMENTOS.
Ichu – Bahia, 08 de março de 2024.
MARINA OLIVEIRA DE ARAUJO
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
JOSÉ GONZAGA CARNEIRO
PREFEITO MUNICIPAL
Do AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.