quinta-feira, 28 de março de 2024

ICHU - Realizada Audiência Pública que visa tornar a tradicional Lavagem da Igreja em Patrimonio Imaterial da Bahia

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 27 de março, promovido pela Prefeitura Municipal de Ichu, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em uma iniciativa da vereadora Professora Lúcia e o apoio da vereadora Rosy Sampaio
Visando tornar a tradiional Lavagem da Igreja em Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia, foi realizada nesta quarta-feira, 27 de março, uma importante Audiência Pública promotiva pela Prefeitura Municipal de Ichu, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em uma iniciativa da vereadora Professora Lúcia e o apoio da vereadora Rosy Sampaio.

A audiência aconteceu no Auditório Aristides Pinto contando com a participação do Prefeito Gonzaga, da Secretária de Educação Marina Oliveira, Presidente da Câmara Eugênio Carneiro, vereadoras Lúcia e Rosy, Secretário de Saúde Heitor Santana, Padre Rodrigo, do Conselheiro Estadual de Cultura Fábio Mendes, Diretora de Cultura Ana Célia Carneiro, professores, estudantes, diversos fazedores de cultura do município e  Alan Cedraz que é Promotor Público e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – NUDEPHAC.
Inicialmente todos ouviram o hino em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, sendo posteriormente composta a mesa, e em seguida houve a apresentação do repentista Davi Ferreira que com muita criatividade cantou versos em homenagem a Lavagem da Igreja.
A palavra foi franqueada aos presentes na mesa, sendo mostrada a importância da festa do Sagrado Coração de Jesus que é o padroeiro do município de Ichu, e que a tradicional Lavagem da Igreja tem crescido de tal maneira que merece sim esse reconhecimento por parte do Governo do Estado.  

Realizada sempre na primeira Sexta-feira de fevereiro, a Lavagem da Igreja conta com o Cocnurso de Máscaras, Alegorias e o Desfile de Baianas, sendo uma festa de criatividade, diversão, cores e muita alegria.  

CONCURSO DE MÁSCARAS, ALEGORIAS E DESFILE DE BAIANAS 2024

A vereadora Lúcia que esteve à frente dos trabalhos para essa audiência, fez um breve relato da história da Lavagem, como sintetizou os passos que já foram dados para junto a Câmara de Patrimônio, essa linda festa seja reconhecida como Patrimônio Imaterial através do  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia hoje vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O ichuense Alan Cedraz que é Promotor Público e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – NUDEPHAC, foi o responsável pela palestra e tratou sobre Patrimônio Imaterial e Reflexos Jurídicos.

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pelo Canal Beni Vídeo. Assista e confira como foi esse tão importante momento.
Redação do AL NOTÍCIAS
FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.