quarta-feira, 15 de maio de 2024

Reunião na SESAB confirma Serrinha cidade sede do Hospital Regional do Sisal

A escolha do local foi definido conforme critérios técnicos baseados no plano diretor regional apresentados pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a prefeitos da região sisaleira em uma reunião realizada nesta quarta-feira (15)
Unidade que será construída com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Hospital Maternidade do Território do Sisal será erguido no município de Serrinha. A escolha do local que a nova unidade será instalada foi definido conforme critérios técnicos baseados no plano diretor regional apresentados pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a prefeitos da região sisaleira em uma reunião realizada nesta quarta-feira (15), na sede da Secretaria da Saúde do Estado, no Centro Administrativo, em Salvador.

“Foi uma decisão técnica respeitada pelos municípios que estão em busca do mesmo propósito, o fortalecimento da assistência da região do sisal”
, afirmou Roberta Santana. A secretária destacou que uma nova unidade hospitalar já estava planejada desde o Programa de Governo do governador Jerônimo para a região sisaleira e, agora, com base nestes critérios técnicos, o local a ser instalado foi definido.  

Durante o encontro, os prefeitos puderam ponderar sobre o melhor local para a instalação da nova unidade. Ao final, a maioria concordou com o fato de Serrinha atender todos os critérios e que novas discussões sobre o tema poderiam trazer algum atraso no andamento do projeto. “A região não pode mais esperar. Se é para construir, que seja logo”, afirmou a prefeita de Lamarão, Maria Luzineide Costa Silva de Araújo, conhecida como Pró Ninha.  

O Hospital Maternidade do Território do Sisal será uma unidade de médio porte, integrante da Rede de Atenção às Urgências, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Atenção ao Parto e Nascimento, estruturado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para a realização de procedimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades clínica e cirúrgica adulto, obstétrica e pediátrica, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, em caráter de urgência e eletivo. Serão, ao todo, 150 leitos, sendo 30 de terapia intensiva (UTI).
O Calila Notícias monitorou o encontro com muita expectativa e recebeu a informação através do prefeito de Retirolândia, Vonte do Merim (PSD), ele que presidente o Consisal.  

Havia uma esperança por parte de alguns gestores que a construção do novo hospital fosse em outra cidade, sob alegação que Serrinha já está muito perto de Feira de Santana onde já oferece este tipo de serviço com exelência, que o hospital deve ser construído em uma cidade no centro de uma região que podia ser Coité, Retirolândia, Valente, Santaluz, neste caso Serrinha ficaria de fora, em razão da proximidade com Feira e está geograficamente numa posição não central da região.  

O médico e diretor da Clinica Sagrada Familia na cidade de Valente, Luís Delfino, participou de algumas reuniões e defendia Coité como ideal para construção do Hospital Regional com o argumento que a cidade possui uma Faculdade com Curso de Medicina.  

O que muitos gestores que estiveram na reunião talvez não saibam é que o terreno já foi comprado pouco tempo depois que Serrinha apareceu na relação do PAC em novembro do ano passado. A reunião de hoje a tarde poderia mudar a sede do hospital, mas foi passado para os prefeitos a grande burocracia para fazer essa alteração que podia durar anos, e diante disto os gestores chegaram ao consenso e optaram por não protelar.  

O Consórcio da Saúde da região do sisal é composto pelos municipios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.  Os municípios já encaminham pacientes para realização de exames e outros serviços de saúde na Policlinica que também foi construída em Serrinha.  

Do CN | SESAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.