Alex Lopes será empossado sábado, 08 de junho, a partir das 19hs. Atualmente o ichuense Givanildo Santos estava coordenando os trabalhos da Igreja
Sábado, 08 de junho, a partir das 19hs, a Igreja Batista do bairro da Pituba na capital baiana, estará empossando um novo missionário para conduzir os trabalhos da Igreja em Ichu, trata-se de Alex Lopes natural de Juazeiro do Norte/CE.
Este é o quarto missionário a assumir a Congregação em Ichu em quase 27 anos. Antes, a Igreja contou com os missionários Eliomar, Ricardo e Dimitri que sucederam as missionárias Lucinaide, Marta e Cleia. A Igreja ainda teve três pastores no comando; Ivaldo da Silva (fundador), Vanderley Alves e Jairo Santos, além dos casais de seminaristas, Jorge e Rose que foram um dos primeiros a assumir logo após a abertura dos trabalhos no final da década de 90, e os atuais Gil Santos e Suedna.
Procurado pela reportagem Gil Santos informou que por enquanto ele continuará na Igreja até a realização do conscílio e ordenação pastoral, e que já tem algumas propostas para assumir outra congragação, mas que por enquanto permanecerá em Ichu.
No culto de posse que acontece sábado (08), a partir das 19hs, haverá a participação do Coral Somos Um de Salvador-Ba. Todos estão convidados.
Sobre Alex Lopes
Alex Lopes nasceu em Juazeiro do Norte/CE, conheceu o evangelho com 11 anos, através de uma escola de Música que o pastor Ivan Salvino iniciou em uma pequena congregação da Assembleia de Deus na zona rural de Juazeiro do Norte.
Aos 17 anos conheceu a organização missionária, Cia Nissi, (Jeová Nissi) e começou a ajudá-los com uma escolinha de música nas comunidades vizinhas, fez o curso de missiologia e artes no mesmo ano, em 2016. E desde então saiu pelo Estados do Brasil e países vizinhos como Paraguai e Bolívia pregando o evangelho através das artes, com a companhia Nissi durante estes anos.
Em 2023 foi obreiro na escola de Missões, na parte da liderança dos novos alunos. E neste tempo conheceu a Victória, sua noiva.
No começo deste ano o Senhor o direcionou para uma nova missão e juntamente com a liderança da igreja Batista da Pituba em Salvador, orando e conversando entenderam que era o tempo que o Senhor havia determinado para estar na Missão em Ichu, ajudando e compartilhando mais do evangelho com todos os irmãos não somente de Ichu, mas também das cidades vizinhas com o máximo de irmãos possível, para que o evangelho do Reino de Deus continue sendo proclamado e alcance todos os que ainda não conhecem ao Senhor. (Biograia Alex Lopes).
Confira o Histórico da Missão Batista de Ichu fundada em 1997.
Pastor Ivaldo foi o fundador |
O trabalho de Missão da Igreja Batista do bairro da Pituba na capital baiana tem se expandido para todo o estado e na pequena cidade de Ichu que fica a 187 km de Salvador teve início mais um dos vários trabalhos Missionário realizado pela Igreja que se destaca pelo amor em propagar o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.
Em 11 de Outubro de 1997 aconteceu o primeiro culto Batista na cidade, na época o único trabalho evangélico que existia era da Igreja Assembleia de Deus e tudo tem acontecido por iniciativa do pastor ichuense Ivaldo da Silva Carneiro, atendendo um apelo de seus pais Joel Justino Carneiro já falecido e sua mãe, a senhora Izaura da Silva Carneiro que pertenciam a Igreja Batista Alvorada de Feira de Santana. Sua mãe tinha um sonho de ver a propagação do evangelho pela sua cidade natal Ichu-Ba, não se sabe ao certo, mas talvez, pelo fato de sua filha Ildete da Silva Carneiro ter vindo de Feira de Santana para morar em Ichu.
Ildete - Pioneira |
O culto de abertura aconteceu no Barracão Municipal para todo o público, independente de seu clero religioso, na época apenas algumas pessoas da cidade estavam presentes mesmo assim dava para notar que era por pura curiosidade. Na época, além do pastor Ivaldo da Pituba, o Seminarista Jorge do Instituto Bíblico de Feira de Santana estavam também um grupo de irmãos da Igreja mãe que deram por consagrado à abertura do trabalho missionário.
Ildete era a única moradora da cidade representante Batista e sendo da Igreja Alvorada de Feira de Santana, logo pediu a carta de transferência para a Igreja da Pituba para que o trabalho de missão fosse de fato implantado na cidade já que precisava de pelo menos um membro batizado para continuar.
Após abertura dos trabalhos a missão deu continuidade na coordenação dos seminaristas Jorge e Rose que vinham de Feira de Santana todos os finais de semana para ministrar a palavra de Deus, os cultos aconteciam em uma residência alugada na Avenida Adalberto Ferreira Santiago que logo em seguida foi para um galpão na mesma avenida. Como todos os inícios são difíceis, os pregadores da época chegavam a ministrar o culto com apenas duas pessoas no salão, Ildete já batizada e José Helinton que foi um dos primeiros a congregar e mesmo assim isso não desanimava os seminaristas. Com o passar dos tempos vieram o irmão Dezinho com sua esposa Maria, além do irmão Vilson com toda sua família ficando cerca de oito, entre membros e congregados.
Por questões pessoais os seminaristas tiveram que sair e com isso o pastor Samuel e sua esposa pertencente à Missão Batista de Candeal deram apoio necessário para continuidade dos trabalhos, eles sempre traziam um grupo de jovens para cantarem lindos louvores nos cultos e o violão era o único instrumento usado na época. Ildete uma das pioneiras relata que no início houve uma certa resistência por parte de algum membro da família Carneiro que tinha muita influencia na cidade, eles eram muito católicos e defensores de suas crenças a qual lutavam para que a Missão não crescessem na cidade, isso não impediu a expansão dos trabalhos e a Igreja aos poucos foi ganhando adeptos.
Lucinaide foi a 1ª Missionária |
Posteriormente Lucinaide teve que ser substituída após um ano e meio há frente da Missão.
A Missionária Marta Maria assumiu no início de 2001, nesta época a missão que começou com apenas um membro já tinha cerca de dez entre membros e congregados.
Marta foi a 2ª Missionária |
Com aumento de pessoas aos cultos, o espaço ficava pequeno para suportar todas elas que iam em busca de uma mensagem de salvação, isso motivou a Igreja da PITUBA pensar na construção do templo o que se tornou uma realidade dois anos depois.
Lançamento da pedra fundamental |
Na foto Marta e Ildete no terreno onde hoje está edificado o templo |
Na direção da missionária Marta a Missão cresceu bastante, o povo ichuense se agradava muito da sua forma de propagar a palavra de Deus e aceitavam com bom grado a sua mensagem, ela tratava a todos com um carisma incondicional o que atraía as pessoas que lotavam o templo.
Com Marta a mensagem alcançou as comunidades rurais já que era comum a realização de evangelização e retiro na zona rural, onde se abriu dois pontos de pregação, um no povoado de Nova Esperança e outro na comunidade de Retirinho alcançando nesta ultima cerca de dez almas para o Senhor Jesus, hoje todas batizadas. Marta ficou até fevereiro de 2007 quando teve que sair para outra Missão deixando muita saudade.
Eliomar foi o 1º pastor |
Com a saída de Eliomar a missão ficou um período sem comando e depois passou a ser apoiada pela missionária Cléia que era esposa do pastor Braulino Neto da missão de Candeal que vinha sempre ministrar a palavra e dar o suporte necessário para os irmãos de Ichu.
Ricardo foi o 2º pastor |
Após a saída do pastor Ricardo, a missão ficou cerca de 04 meses sem comando e os membros local deram continuidade até a chegada do outro pastor.
Pastor Vanderlei Alves |
O casal permaneceu até o mês de junho de 2014, sendo 4 anos e 1 mês pastoreando cerca de 40 fiéis entre membros batizados e congregados. No culto ESPECIAL DE DESPEDIDA que aconteceu no dia 21 de junho de 2014 eles foram homenageados, (relembre).
Seminarista Dimitri |
O casal ficou até o mês de maio de 2016 quando saiu após quase 2 anos a frente da missão na cidade. O motivo de sua saída foi o fato dele não poder dá suporte no meio de semana devido seus estudos que era em Feira de Santana, podendo vim apenas nos finais de semana.
Pastor Jairo Santos |
No dia 19 de dezembro de 2019, após 3 anos e 6 meses a frente do ministério em Ichu, Jairo anunciou a sua saída, onde foi assumir a Primeira Igreja Batista de São Francisco do Conte, (relembre).
Givanildo Santos |
Sob a supervisão do pastor Robson que é coordenador de missões da Igreja da Pituba em Salvador-Ba, Givanildo Santos e sua esposa Suédna, ficaram até junho de 2024, época em que assumiu o missionário Alex Lopes natural de Juazeiro do Norte/CE.
Alex Lopes |
Alex Lopes tomou posse no dia 08 de junho de 2024 e segue na direção da missão até os dias atuais [saiba mais sobre Alex Lopes].
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO:
TERRENO ONDE FOI CONSTRUÍDO O TEMPLO
PREPARATIVOS PARA O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
PREPARATIVO PARA O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
DURANTE A CONSTRUÇÃO JÁ HAVIA CULTO NO TEMPLO
OS FIEIS DOS PRIMEIROS CULTOS NO NOVO TEMPLO
TEMPLO QUASE PRONTO
TEMPLO EM FASE DE ACABAMENTO
TEMPLO PRONTO
Por Valdir Carneiro com Informações de Ildete da Silva, Lucinaide dos Santos e Givanildo Santos. Ultima atualização, em 09 de junho de 2024.
PREPARATIVOS PARA O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
PREPARATIVO PARA O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO
OS FIEIS DOS PRIMEIROS CULTOS NO NOVO TEMPLO
TEMPLO EM FASE DE ACABAMENTO
TEMPLO PRONTO
Por Valdir Carneiro com Informações de Ildete da Silva, Lucinaide dos Santos e Givanildo Santos. Ultima atualização, em 09 de junho de 2024.
Redação Ichu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.