quinta-feira, 4 de julho de 2024

AVABI - Projeto Saúde do Vaqueiro avança no apoio à saúde da população de Biritinga

Leina Marques (ativista da cultura do vaqueiro nordestino) e Juliane Couto (presidente da AVABI) comemoram a abertura da sede provisória do projeto na cidade
A ativista da cultura do vaqueiro nordestino Leina Marques fundadora do Projeto Vaqueiro: suas raizes, história e beleza do sertão, ao lado de Juliane Couto, Presidente da AVABI, surpreendem mais uma vez trazendo mais qualidade de vida às famílias dos vaqueiros de Biritinga com a abertura da sede provisória do Projeto Saúde do Vaqueiro na cidade.

Elas que já vinham promovendo mutirões de saúde em prol de família em situação de vulnerabilidades social, agora abriram uma sede provisória do Projeto Saúde do Vaqueiro em parceria com diversas instituições de saúde com o objetivo de levar serviços de saúde de forma gratuita ou em condições de pagamento social voltado a especialidades a população de Biritinga.

Leina acredita que este projeto vai servir de inspiração para outras cidades onde foi pautado o projeto de Lei Municipal do vaqueiro como Patrimônio cultural imaterial, inclusive a cidade de Ichu que através da vereadora Roseane Sampaio (Rosy) o execultivo deu entrada na Câmara na sessão do dia 11 de junho, onde o projeto aguarda agora a sua discussão e aprovação por parte do legislativo municipal [assista a sessão].

A iniciativa em Biritinga permitiu levar a população saúde ocular, e acesso a cirurgia de catarata e piteridio que serão realizada em parceria com a Clion - Hospital do Olho na cidade de Feira de Santana, parceiro do projeto e que pode ser acompanhada na página oficial do @saudedovaqueiro.avabi

Na oportunidade estiveram presente Edivaldo Teixeira e Domingos representantes da CAR que pautaram a importância da agricultura familiar como parte do processo de acesso à saúde de qualidade.

Também esteve presente Jorge do Portal produtor cultural que em sua fala ressaltou a importância das iniciativas de Leina Marques e Juliane Couto que não se limitam diante das dificuldades, demonstrando a força da mulher nordestina no processo de desenvolvimento do município de Biritinga.

Redação Ichu Notícias / Com informações e fotos de Leina Marques e AVABI

VÍDEOS E FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.