TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 30 de julho de 2024

CBMBA inicia mais uma turma do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Cpcif)

O Cpcif tem como finalidade capacitar praças e oficiais para os combates aos incêndios florestais de forma precisa e ágil, minimizando os impactos negativos à fauna, à flora e aos moradores das comunidades atingidas por esse tipo de ocorrências
Quarenta e um alunos iniciaram nesta terca-feira, sendo 37 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e quatro integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Cpcif). Realizado pelo CBMBA, o Cpcif tem como finalidade capacitar praças e oficiais para os combates aos incêndios florestais de forma precisa e ágil, minimizando os impactos negativos à fauna, à flora e aos moradores das comunidades atingidas por esse tipo de ocorrências.

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, foi o palestrante da aula inaugural. Ele parabenizou a tropa e reforçou a continuidade da Caravana Bahia Sem Fogo, que se encontra atualmente na região norte do estado baiano. “Antigamente nosso olhar estava focado principalmente no combate, mas hoje, após muito alinhamento conjunto e a elaboração do Plano de Ações Preventivas 2024, estamos justamente em uma etapa de se pensar o tripé do combate aos incêndios florestais, que é o combate, a preservação e a mitigação, e essa mudança de pensamento gerou a criação da Caravana Bahia Sem Fogo, com foco no preventivo”, destacou.

“Historicamente, temos incêndios florestais em diversas cidades do nosso estado. Por isso é muito importante que tenhamos profissionais capacitados para essa atuação. Hoje esse curso é referência na nossa instituição e temos a honra de instruir também integrantes de corpos de bombeiros de outros estados, o que mostra a nossa consolidação e competência"
, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Durante o curso, que é dividido entre teoria e prática e tem uma carga horária de 521h/a os alunos vão ter instruções em Salvador, além dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. 

A aula inaugural Cpcif aconteceu na manhã desta terça-feira (30) no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na capital baiana e reuniu autoridades civis e militares.
Ascom / 2º BBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.