O Senhor Victor, grande amante da cultura ichuense contribuiu muito com a sociedade local principalmente em se tratando da religiosidade e cultura popular
Foi apresentado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ichu realizada nesta terça-feira, 23, o Projeto de Lei 85/2024 de autoria da vereadora Lúcia Maria Carneiro Santana Cordeiro (PSD) que denomina o tradicional Barracão Municipal de Victor Maximiano Carneiro, mais conhecido por Seu Victor.
A parlamentar justifica que o Barracão Municipal foi criado no ano de 1949, através de uma ação do então vereador Hildebrando Cedraz e era utilizado para a feira livre e também para comércio variados através dos boxes. Com a construção do Centro de Abastecimento a feira livre do município de Ichu foi transferida de local e o Barracão foi modificado em sua estrutura física interna, sendo retirados os boxes e com isso passou a funcionar como um local de eventos artísticos, culturais, educacionais, esportivos dentre outros eventos municipais.
Dentre esses eventos destaca-se a Semana da Cultura que vem acontecendo anualmente, e por vários anos uma das manifestações artísticas culturais foi o bumba-meu-boi, no qual foi por diversas vezes organizado pelo senhor Victor Maximiniano Carneiro. O Senhor Victor, grande amante da cultura ichuense contribuiu muito com a sociedade local principalmente em se tratando da religiosidade e cultura popular.
Deu continuidade a devoção da família do seu pai com a novena ao Glorioso São Roque. A novena acontecia em sua residência todos os anos, encerrando geralmente no último sábado do mês de agosto. Começou a confeccionar e apresentar o bumba-meu-boi junto a alguns amigos. Eles faziam a brincadeira do bumba-meu-boi com muita diversão no final do novenário e também, em outros momentos culturais, apresentavam pelas ruas da cidade e terminando no Barracão municipal rodeado de pessoas que festejavam a colheita ou o encontro com amigos e conhecidos. Em 1982 começou a realizar a Queima de Judas. Passou a confeccionar e queimar um boneco simbolizando Judas, o traidor de Jesus Cristo, no encerramento da novena.
Com o passar do tempo, mais pessoas o ajudavam na confecção do boneco Judas. Sua esposa produzia e enfeitava o boneco, alguns filhos, amigos, e depois de um tempo, alguns netos o auxiliavam na estrutura, na montagem dos fogos e na queima, com objetivo de garantir que tudo acontecesse bem e com segurança. As atividades religiosas e culturais, organizadas pela família de Victor, atraia muitas pessoas de Ichu e cidades vizinhas. Ao longo dos anos, essas atividades ganharam significado para o povo ichuense fazendo parte da religiosidade local e da cultura popular da cidade. Victor da Queimada foi um fomentador da cultura e da tradição popular ichuense, contribuiu com o desenvolvimento do comércio local, promoveu espaços integradores de entretenimento e está vivo nas memórias das raízes culturais do município de Ichu.
O projeto passará por apreciação e seguirá para votação e aprovação em agosto, ficando posteriormente para ser sancionado pelo Prefeito Municipal.
Veja alguns momentos da Queima de Judas registradas pelo AL NOTÍCIAS
Registro de 2018
Registro de 2017
Registro de 2015
Registro de 2014
Registro de 2013
Registro de 2012 na Fazenda Queimada
Redação do AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.