Na terça-feira (24), a cidade de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste, registrou 39.8°C, ocupando a 36° posição no ranking das 50 cidades com as maiores temperaturas do Brasil.
A onda de calor que atinge 11 estados no Brasil não deve chegar na Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a condição não afete o estado nos próximos dias, no entanto, ainda assim haverá temperaturas elevadas devido à primavera.
Na terça-feira (24), a cidade de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste, registrou 39.8°C, ocupando a 36° posição no ranking das 50 cidades com as maiores temperaturas do Brasil. O índice igualou a maior temperatura do estado no ano, registrada no início do ano, no município de Ribeira do Amparo.
Até então, os dias mais quentes do ano ocorreram no mês de janeiro, durante o verão. Os maiores valores observados foram: 39,8°C, em Ribeira do Amparo, e 39,6°C em Itaberaba, ambas no dia 21.
Aparecem na sequência: Barreiras (38.4°C), Barra (37.3°C), Correntina (37.2°C) e Luís Eduardo Magalhães (36.6°C). Três são do extremo oeste, apenas Barra, que está situada no Vale São-Franciscano, faz parte de uma outra zona.
Alerta de onda de calor termina nesta quarta (25)
O alerta de onda de calor emitido pelo Inmet no último domingo (22) termina nesta quarta-feira (25). O aviso laranja Indica perigo, com probabilidade de risco à saúde e temperaturas 5ºC acima da média por período de três a cinco dias.
Os estados afetados são: Acre, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo 199.
Por Esther Morais / Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.