TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 5 de outubro de 2024

ICHU - Estudante de História participa de Intercâmbio em Moçambique na África

Ele participou de um processo seletivo que contou com 980 inscritos, destes, 50 foram selecionados.
O estudante de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XIV de Conceição do Coité, Engel da Cruz Silva Lima, de 22 anos, foi selecionado no edital Caminhos AMEFRICANOS Programa de Intercâmbio Sul-Sul edição Moçambique, um programa de intercâmbio pelos países do sul que visa o fortalecimento de cooperação técnica entre estes e a formação voltada para educação antirracista para estudantes ainda na graduação em universidades públicas. O processo seletivo contou com 980 inscritos, destes, 50 foram selecionados.


CONFIRA A ENTREVISTA COM ENGEL NO FINAL DA MATÉRIA
Natural da cidade de São Paulo, Engel é filho do casal Maria José da Cruz, mais conhecida como Zezé, e de Joaquim Silva Lima, conhecido como Kieie (falecido ano passado). Residente no município de Ichu há pelo menos 13 anos, cursou o ensino fundamental (EMAC) e médio (CEACO) na rede pública de ensino. Um dos vínculos universitários que possibilitou a concorrência no edital foi a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o subtema “Ensino de história: tecendo práticas curriculares antirracistas na escola” do qual já participava há um ano. Todo aprendizado obtido nas atividades do programa, juntamente com a orientação e apoio das professoras Iris Verena Santos de Oliveira e Joceneide Cunha foi investido na carta de intenção, que seria pontuada juntamente com o plano de estudos e o currículo Lattes.

Após o processos seletivos e de heteroidentificação, os aprovados passaram por um curso interdisciplinar de história, envolvendo aspectos sobre a diáspora no Brasil e em Moçambique, desenvolvido por professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NIESAFRO). Com recursos da CAPES, a viagem durou cerca de 15 dias. "Estivemos hospedados na residência universitária da Universidade Pedagógica de Maputo, instituição anfitriã, e durante o período “participamos de atividades acadêmicas e culturais, com visitas a museus, memoriais, escolas, participação em simpósios institucionais e visitas às partes mais populares da cidade”.
Moçambique, localizado no continente Africano, na parte austral, é o primeiro país a sediar o programa que já conta com outras seleções, ainda para este ano já saíram os editais para Colômbia e Cabo-Verde e em 2025 o programa de intercâmbio prevê editais para Angola, Peru e República Dominicana.
Agora, após a viagem “tenho bastante projetos para desempenhar e remeter à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como devolutiva do intercâmbio e também para a Universidade na qual estudo e as escolas em que atuo, aproveitando toda experiência que tive a oportunidade de adquirir nessa viagem”, declarou Engel ao AL NOTÍCIAS.
Engel concedeu entrevista ao Site AL NOTÍICIAS contando detalhes dessa experiência incrível vivida por ele em Moçambique.
Redação do AL NOTÍCIAS 
FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.