TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Deputado Alex da Piatã mobiliza a SEI com objetivo de discutir o desmembramento de povoado de Serrinha para pertencer a Ichu, grande sonho da população

Na audiência esteve presente o prefeito de Ichu José Gonzaga e lideranças comunitárias do Povoado Campinas
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) abraçou a causa após tomar conhecimento que centenas de moradores do Povoado Campinas, em Serrinha, têm o grande sonho de pertencer a Ichu, município vizinho. A comunidade alega que não existe nenhuma identificação com Serrinha, principalmente por se sentir isolada por todos os prefeitos que administraram e administra o município, ao contrário de Ichu que tem atendido de forma satisfatória, principalmente o atual prefeito José Gonzaga (PSD).


A reportagem do Calila Notícias esteve recentemente na comunidade e constatou a vontade daquele povo de ‘se emancipar’ de Serrinha [relembre].  

O deputado Alex da Piatã que é o majoritário do município recebeu em Salvador na última segunda-feira, 11, o prefeito Gonzaga, a presidente da Associação de Campinas, Jaqueline de Jesus, Luzinete Mascarenhas, que idealizou um abaixo-assinado para mostrar o anseio da população e Geovani Araújo, mais conhecido por Dey, um dos líderes da comunidade, que tinham agendado uma audiência na Superintendência de Assuntos Econômicos e Sociais (SEI) autarquia vinculada a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN) responsável pelo setor de demarcação territorial. O parlamentar lamentou não poder participar da reunião devido a grande tarefa que tinha na votação de vários projetos e designou seu chefe de gabinete Valdemi de Assis para lhe representar.
Valdemi de Assis (de branco) tem mantido contato frequentemente com as lideranças
de Campinas e com o prefeito Gonzaga (a sua esquerda) entorno deste assunto
Para a surpresa de todos, durante a audiência que durou cerca de duas horas, quando analisado a situação de Campinas, foi exposto que na última mudança feita no limite territorial, Serrinha entrou em território ichuense, o mapa mostra a existência de uma escola do município de Ichu, onde estudam alunos do referido município, que se encontra ’em terras’ serrinhense. Isto foi mostrado a todos presentes através de um mapa atualizado, em comparação ao anterior, ou seja, Ichu perdeu área territorial.  

Após a reunião ficou acordado que a Prefeitura de Ichu, irá encaminhar para a SEI e para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), um documento minucioso e detalhado no sentido de solicitar outro estudo da divisão territorial entre Serrinha e Ichu.
Os técnicos da SEI estão cientes da situação se comprometeram em mobilizar a Prefeitura de Serrinha, para ter conhecimento da situação, “e, os possíveis erros, caso se confirmem, temos como foco principal a inclusão de Campinas como povoado de Ichu”, disse o prefeito Gonzaga.

Segundo foi informado na audiência, não existe mais a Comissão de Divisão Territorial na ALBA, e por coincidência quem presidiu por último, foi o então deputado Osni Cardoso, ex-prefeito de Serrinha na época da última medição territorial, ele que atualmente ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do estado da Bahia.
Mapa da SEI mostra linha amarela que limita os dois municípios e o povoado destacado em azul
A Comissão de Divisão Territorial na ALBA não é permanente, por isso foi desfeita, diante disto, o deputado Alex da Piatã se comprometeu a levar para AL, de modo especial ao presidente Adolfo Menezes e demais colegas de parlamento, o projeto para que seja recriada a comissão, que servirá na apenas para a população de Campinas, como dezenas ou centenas de outros casos em todo o estado.

Do Calila Notícias / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.