A dona de casa natural de Conceição do Coité, Valdilene dos Santos Silva, 55 anos, viveu esse drama há dois anos, ou seja, exatamente na data 27 de novembro (hoje), dia nacional de luta contra o câncer.
Para quem já passou ou teve um parente que teve câncer, sabe bem as dúvidas e o que o destino pode reservar. A dona de casa natural de Conceição do Coité, Valdilene dos Santos Silva, 55 anos, viveu esse drama há dois anos, ou seja, exatamente na data 27 de novembro (hoje), dia nacional de luta contra o câncer.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que houve 20 milhões de novos casos de câncer e 9,7 milhões de mortes em 2022 no mundo.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que sejam registrados 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano do triênio 2023-2025.
Os tipos de câncer mais comuns no Brasil são os de pele sem melanoma, próstata, cólon e reto, pulmão, estômago, intestino e mama feminina.
Val e a filha Inez |
“Sempre apertei as mamas, deitada. Um dia, notei um pequeno caroço, mas pensei que ia desaparecer com o tempo. Comentei com uma amiga e ela reforçou o sumiço, ressaltando que poderia ser hormônios. Foram três meses persistindo que iria eliminar até que, tomei a decisão de ir ao médico”, relata.
Val contou que foi à UBS do município e uma médica passou os exames de ultrassonografia mamária. O diagnóstico foi confirmado imediatamente.
“Tomei um susto e comecei a chorar com o resultado. Uma das minhas filhas me ligou logo que tive a confirmação, fiquei com medo de contar devido à preocupação, porém, tomei coragem e revelei”, relembra.
Mãe de quatro filhos, um dos familiares de Val é o coordenador da equipe Águia Resgate, Gildo Carneiro. Ele conta que ficou com muito medo de perder a mãe para a doença, mas teve a iniciativa junto às irmãs de buscar imediatamente o tratamento.
“Eu e minhas irmãs nos reunimos e decidimos deslocar ela para Salvador, pois ficamos em choque já que, tínhamos perdido nosso pai por outra doença e não queríamos que acontecesse algo com nossa mãe” , disse Gildo.
O tratamento
Um dos métodos utilizados no tratamento de Val foi a realização da cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Na quimioterapia, utilizam-se medicamentos que se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo.
Já na radioterapia, são utilizadas radiações ionizantes (raio-x, por exemplo), para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem.
E os efeitos colaterais foram inevitáveis! Val é uma mulher extremamente vaidosa e viu uma das partes do seu corpo ir literalmente ao ralo: O cabelo!
“Eu já estava fazendo o quimio e a radioterapia quando fui pentear o cabelo e simplesmente os fios começaram a ficar em minhas mãos. Quanto mais penteava, soltava! De cara foi difícil, mas, resolvi lutar contra essa doença, chamei minha filha e disse: pode raspar!”, falou emocionada.
Na época, o momento foi registrado e Inez, uma das filhas de Val, ajudou a dar o novo visual a mãe em busca da longevidade.
“Naquele momento, o cabelo era o de menos! Eu só queria ter a oportunidade de viver outros momentos com minha família e confesso que tudo valeu a pena, inclusive me emocionei bastante na minha última sessão de quimioterapia, pois, não foi fácil”, comenta.
E deu certo! A informação e a busca precoce pelo tratamento fizeram Val vencer o câncer!
“Todos nós passamos por problemas, mais a fé que tive em Deus e a coragem para enfrentar a situação, fez toda diferença. Além disso, o apoio da minha família que fez a luta ficar mais leve”, disse emocionada.
Atualmente, Val faz exames periódicos a qual não consta mais vestígios do tumor.
Seus hábitos mudaram, principalmente na alimentação:
“Ter uma alimentação adequada e saudável fizeram diferença, pois, não consumo alimentos embutidos. Faço à prática de atividades físicas e é claro, costumo sempre fazer um check-up”, complementa.
Mesmo com o alívio de ter vencido a doença, Val lamentou pelas pessoas que não conseguiram ter o mesmo êxito que ela e fez um alerta:
“Sinto muito por essas pessoas e indico aqueles que não tem o costume de se cuidar, que façam isso! Busquem informações e vamos combater essa doença terrível. A vida é linda”, finaliza.
Saiba mais informações sobre o câncer no site do INCA
Do Portal Raízes / PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.