Cerimônia aconteceu na Câmara de vereadores, José André de Almeida, nesta quinta-feira (19) e contou com a presença da imprensa, autoridades, políticos e seus familiares, além de moradores do município.
A 132ª Zona Eleitoral sediada em Conceição do Coité realizou, na tarde desta quinta-feira (19), a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais deste ano em Ichu. O evento aconteceu na Câmara de vereadores, José André de Almeida, e contou com a presença da imprensa, autoridades, políticos e seus familiares, além de moradores do município.
A Guarda Civil Municipal (GCM) também esteve presente. A Polícia Militar foi representada pelo Capitão Charles Vieira, comandante da 4ª CIA de Conceição do Coité que também é reponsavel pelo policiamento em Ichu.
Após a composição da mesa a cerimônia foi aberta oficialmente pelo Juiz Eleitoral Dr. Gerivaldo Alves Neiva. Depois, houve a execução do HINO NACIONAL BRASILEIRO, seguido pela fala da chefe de cartório Adriana Lima velame Branco que representando o Cartório Eleitoral, destacou o sucesso que foi a campanha eleitoral e agradeceu a todos que contribuíram durante o processo eleitoral.
Por ordem de votação os candidatos a vereadores e vereadoras, assim como os suplentes de cada partido, o vice e o prefeito foram chamados para receber o certificado que atesta que os mesmos foram devidamente eleitos pelo povo e que estão aptos a tomar posse no cargo, no dia 01 de janeiro. Confira.
VEREADORES/AS ELEITOS
Robson (SD) - 424 votos
Lennon Borges (PSD) - 404 votos
Geovana (PSD) - 401 votos
Tiaguinho (AVANTE) - 348 votos
Eugenio Carneiro (PSD) - 329 votos
Carleone (AVANTE) - 304 votos
Celidalva (PCdoB) - 273 votos
Vinicius Araujo (AVANTE) - 257 votos
Arraia (SD) - 253 votos
Rosy Sampaio (PSD) - 244 votos (1º)
Josemilton - Bobó (AVANTE) - 227 votos (1º)
Aroldo Santiago (SD) - 216 votos (1º)
Jau da Barra (FE Brasil) - 188 votos (1º)
VICE-PREFEITO ELEITO
Serginho Maia
PREFEITO REELEITO
José Gonzaga
Discursos
Após realizado a entrega dos certificados o vereador Manoel Robson, o mais votado com 424 votos, foi convidado a falar representando os demais vereadores. O parlamentar que vai para o segundo mandato, iniciou a fala direcionando aos novos colegas (eleitos pela primeira vez).
"Não fizemos curso para vereadores, não somo formados para vereadores, aprendemos exercendo a função, eu peço aos novos que vem chegando, como foi eu há 4 anos atrás, que aprendam, mas aprendam com determinação e com segurança porque vamos está na casa administrando também o município junto com o prefeito. Sempre a maior dificuldade é legislar, fiscalizar se torna fácil, agora legislar é um pouco mais dificil, mas agente vai aprendendo com o tempo. Eu tenho agora meu segundo mandato, Geovana o quarto, Celidalva o terceiro, Arraia indo para o terceiro e tem o nosso presidente Eugênio com cinco mandatos e todos nós ainda estamos aprendendo. Eu peço mais responsabilidade naquilo que vamos fazer nos quatro anos, vamos trabalhar junto com o prefeito, sabemos que 90% das leis são formadas pelo executivo, então vamos ter cautela ao aprovar, vamos ver primeiro o povo do nosso município, vamos zelar a quem nos colocou aqui", pediu o vereador.
Depois foi a vez do prefeito reeleito José Ganzaga que iniciou saudando a todos os prsentes e em seguida agradeceu a Deus, ao povo de Ichu, ao Juiz Gerivaldo Neiva e toda equipe pelo belíssimo trabalho no processo eleitoral, aos reporteres que estavam na cobertura do evento, a Polícia Militar, os vereadores e vereadoras, assim como o vereador Dega, o mais votado da cidade de Coração de Maria, que estava presente acompanhado de Joãozinho, sogro do vice-prefeito eleito Serginho Maia. Na sequência Gonzaga destacou o reconhecimento do seu trabalho no tocante a transparência pública. "Não sei se todos sabem, mas nós ichuense fomos o décimo em transparência pública na Bahia, isso nos deixa muito orgulhoso e quero dizer para o nosso povo que eu vou trabalhar pra que agente continue pontuando cada vez melhor, dizer aos nossos eleitores, ao povo de Ichu, a população em geral, como Robson falou há pouco, agente aprende, assim como você aprendeu Robson eu também tenho aprendido, então vou trabalhar para que eu faça nos quatro anos com mais tramparências, com mais olhar para aqueles que mais precisam. Agente tem dado o melhor, eu vou cuidar ainda melhor da educação, as crianças precisam estudarem mais, a minha cobrança vai ser maior, também a Assistência Social é de forma geral. Nós vencemos a eleição e no outro dia nós estávamos trabalhando, enquanto existiiu uma perspectiva e que tudo poderia parar, nada parou, isso é amor ao próximo e respeito ao ser humano, isso é o mínimo que agente pode dar ao nosso Deus pai todo poderoso, o mínimo de retribuição por tudo aquilo que ele nos proporciona", concluiu o prefeito.
Para encerrar o evento o Juiz Eleitora Gerivaldo Alves Neiva discursou falando que foi um prazer retornar a Ichu e fez uma referência especial as servidoras do Cartório Eleitoral que aturam em Ichu, a Elisiane e Anni.
Elisiane e Anni |
Carlinhos e Adriana |
Sobre o pleito o Juiz disse que seria breve e parabenizou a todos os eleitos, suplentes e aos não eleitos que segundo ele de certa forma contribuíram para o processo democrático, em seguida ele aproveitou o momento para fazer um apelo. "Eu estive seu prefeito em Capela do Alto Alegre na semana passada e hoje vim de Coité aqui para Ichu, nós estamos já encerrando o mês de dezembro e pelo menos em Coité nós não tivemos uma trovoada daquelas boas de encher tudo e sair pastos e sair a caatinga novamente, então, eu olhei também todos os institutos de pesquisas e as notícias não são boas para esse mês de dezembro, em Coité nós já estamos com dificuldades de água potável na torneira, a embasa não está tendo mais capacidade de nos fornecer essa água, eu fico pensando seu prefeito se um dia os poços de Biritinga secarem, o que vai ser da nossa região?. Então gente, essa crise está na nossa cara, tá aqui em nosso cotidiano, no dia a dia, por isso seu prrefeito e senhores vereadores, me parece que vocês tem uma responsabilidade a mais agora para enfrentar essa dificuldade que vamos ter pela frente, porque na seca sofremos todos, mas sofrem muito mais, os mais pobres e os mais carentes aqueles que são mais vulneráveis, então é preciso que o execultivo, o legislativo e os secretários tenham este olhar atento às dificuldades que nós podemos enfrentar daqui pra frente", cobrou.
O Juiz também fez um reconhecimento ao papel da JUSTIÇA ELEITORAL, TRE e até do STF. "Como Juiz Eleitoral de Conceição do Coité e Ichu faço referência ao papel fundamental que teve a justiça eleitoral neste processo, Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e sobretudo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porque nós enfrentamos nessa campanha a fakenews, as motos pipocando, os sons de malas de carros, e a justiça eleitoral conseguiu vencer essa batalha e ofereceu uma eleição tranquila aos eleitores, e é assim que é pra ser, as pessoas se filiam a um partido político, se candidatam e submete o seu nome aos eleitores e se eleito, é proclamado eleito pela justiça eleitoral e diplomado pela justiça eleitoral, e no dia 1º de janeiro se reunem aqui nesta casa, tomam posse e empossam o prefeito, é assim que é pra ser, e quem garante que vai ser assim é a justiça eleitoral, é o Tribunal Superior Eleitoral, é o TRE e é o Juiz de Coité que garante que aqui vai ser assim, quem venceu as eleições foi proclamado, está sendo diplomado, vai tomar posse e vai governar. Além desse reconhecimento ao TSE eu tenho a obrigação de fazer um reconhecimento ao Supremo Tribunal Federal, ao STF, porque é o guardião da constituição, é o tribunal supremo e é esse tribunal superior, é esse guardião da constituição, que está nos garantindo, tanto aqui em Ichu como em todos os municípios do Brasil que o processo seja este, ou seja, que o processo seja DEMOCRÁTICO e quem ganhou governe. Imaginem sem o TSE e sem o STF em que alguns imaginam que mesmo perdendo uma eleição pode subverter esta ordem e pode mudar a regra do jogo depois do jogo terminado e quem garante que a regra vai ser a mesma é a justiça eleitoral, é o Supremo Tribunal Federal e nós aqui hoje em Ichu somos testemunhas deste compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito", concluiu o magistrado.
Redação Ichu Notícias
FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.