De acordo com a pesquisa Inside Audio 2024, realizada pela Kantar Ibope Media, o rádio e o áudio, como um todo, atingem todas as regiões do país.
O rádio continua sendo uma mídia essencial no Brasil. De acordo com a pesquisa Inside Audio 2024, realizada pela Kantar Ibope Media, o rádio e o áudio, como um todo, atingem todas as regiões do país. Com o rádio sendo ouvido por 79% da população brasileira, e os brasileiros dedicando em média 3 horas e 55 minutos diários ao consumo do meio.
Já o áudio é considerado mais que um meio, é uma forma básica de comunicação. O estudo indica que 91% dos brasileiros ouviram algum formato de áudio, e 88% dos ouvintes de rádio enviaram ou receberam áudios via serviços de mensagem instantânea.
O acesso ao digital mudou a forma de consumo do rádio: 38% dos ouvintes afirmam que a possibilidade de escutar rádio online transformou o hábito. O estudo aponta, ainda, que o rádio não é consumido de forma homogênea e pode ser ouvido por meio de diversas plataformas, como:
- AM/FM: 78%;
- Youtube (Total): 28%;
- Youtube (Apenas Áudio): 16%;
- Youtube (Ao vivo/com imagem): 16%;
- Serviços de streaming de áudio: 12%;
- Aplicativo da emissora: 9%;
- Redes sociais da emissora: 7%;
- Site da emissora: 7%,
- Podcast: 6%.
A pesquisa também constatou a boa receptividade do público à publicidade no rádio ao apontar que um anúncio destinado e feito para o rádio produz mais impacto. Visto que, 38% dos ouvintes que ouviram propaganda já compraram ou pesquisaram algum produto ou serviço, dessa forma:
- 83% dos ouvintes de rádio ouviram comerciais/publicidade em áudio;
- 54% foram impactados por comerciais entre os programas e as músicas,
- 25% foram impactados por ações feitas por locutores.
Fonte: Kantar Foto Ney Vital | Extraída do Interior Da Bahhia / IB
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