O campo totalmente seco por conta da longa estiagem, a palma e o mandacaru são últimas alternativas para evitar o alto custo da ração industrializada. A fazenda Jenipapo, as margens da estrada que liga o distrito Aroeira – Conceição do Coité ao município de Ichu, retrata uma realidade de milhares de produtores do sertão da Bahia.
A longa estiagem tem causado grande sofrimento e prejuízos ao homem do campo, que precisa encontrar alternativas para que os animais não morram de fome.
O registro feito pelo Calila Notícias na última quinta-feira, 19, do árduo trabalho do idoso Afonso Lopes Guimarães, 81 anos, na fazenda Jenipapo, as margens da estrada que liga o distrito Aroeira – Conceição do Coité ao município de Ichu, retrata uma realidade de milhares de produtores do sertão da Bahia.
O campo completamente seco, o verde da resistente palma atrai a criação que vai atrás do idoso | Foto: Raimundo Mascarenhas |
“Trabalho de domingo a domingo, eu tenho uma filha que me ajuda, mulher daquelas poucas que tem aqui na região. Ela é formada, não liga pra formatura, vem pra a roça e faz até parto de vaca, enche o reboque de mandacaru, ela é muito disposta”, falou com orgulho o senhor Afonso e lembrou também de Jhony, outro filho que cuida de outra propriedade na Lagoa Ferrada.
Essa palma será triturada e colocada em cochos para melhor aproveitamento Foto: Raimundo Mascarenhas |
Diz ter uma quantidade de palma relativamente boa, 7 tarefas, mas segundo ele já foi bem maior em 2011, quando teve outra seca muito longa e ele precisou tirar toda e foi feito um novo plantio que está servindo para alimentar os rebanhos neste momento de seca.
Foto: Raimundo Mascarenhas |
Campo de sisal completamente murcho
Foto: Raimundo Mascarenhas |
A reportagem do CN registrou um campo de sisal às margens da rodovia BA 120, trecho Coité – Retirolândia com as folhas praticamente todas caídas pela falta de chuvas. Numa visão panorâmica dá pra ser ter uma ideia do sofrimento dos produtores, o calor é tão forte na região que já compromete completamente a fauna e a flora.
Foto tirada do Ponto da Pinha - Retirolândia sentido Coité | Foto: Raimundo Mascarenhas |
Do Calila Notícias / CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.