O evento aconteceu ao ar livre na Praça do Forró (antiga Esplanada) e contou com as presenças dos vereadores e vereadoras, da comunidade ichuense e de Edimilson Nascimento, assessor do deputado Alex da Piatã
Prefeitos, vereadores e veradoras que venceram às eleições municipais de 2024 e que foram diplomados pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil tomaram posse na última quarta-feira (1º) em seus repectivos municípios e Ichu não foi diferente.
Após a cerimônia de posse dos vereadores e vereadoras ocorrido na Câmara Municipal José André de Almeida pela manhã [relembre], a noite foi a vez do prefeito Gonzaga e do vice Carlos Sergio (Serginho) serem empossados. O evento aconteceu ao ar livre na Praça do Forró (antiga Esplanada) e contou com a presença dos vereadores/as, comunidade ichuense e de Edimilson Nascimento, assessor do deputado Alex da Piatã.
Após fazerem o juramento ambos discursaram diante do público que era composto por correligionários, eleitores e visitantes, começando pelo vice-prefeito Serginho que fez um discurso bastante longo. Serginho começou bastante emocionado lembrando do desejo do seu pai (in memória) de ser um político, mas que faleceu precocimente e ele assumiu essse mesmo desejo e estava agora com a missão. "Meu pai tinha desejo de ser um político e eu cresci tendo o mesmo sonho dele, hoje eu tô aqui realizando um sonho que era dele e que hoje é meu também, então é uma felicidade enorme para mim e queria agradecer muito a Deus por isso", iniciou.
Serginho também enalteceu o apoio recebido da família em especial de sua esposa Aylla. "Quero agradecer a minha família porque sempre esteve comigo, a minha esposa que antes de eu tomar qualquer decisão eu chamei ela e conversei, falei com ela que seria uma mudança muito grande na nossa vida e que se ela estaria disposta a encarar isso comigo e ela prontamente aceitou. Foi por isso que no dia da diplomação eu fui lá buscar ela, buscar meus filhos para que recebesse junto comigo o diploma, porque eu sei o que passamos, sei do que vivenciaram comigo na campanha, a minha esposa deixando meus filhos em Salvador na mão de outras pessoas para poder estar me acompanhando aqui, está correndo atrás desse sonho junto comigo, uma pessoa até me perguntou porque eu fui até lá e busquei ela sendo que nenhuma outra pessoa tinha feito isso, como se eu não pudesse, aí eu falei com ele o seguinte - hoje você não é pai, você não é esposo e no dia que você ter uma esposa e você virar pai e que você tiver a sua família você vai saber o significado disso e o porquê que eu fui até lá chamar a minha família para receber aquele diploma junto comigo", disse e continuou lembrando dos amigos e de outros familiares.
"Eu queria agradecer também a presença de amigos que vieram de Salvador que trancaram às casas e até trocou plantão no trabalho para poder estar aqui hoje junto comigo para me prestigiar e isso mostra o quanto que eu sou importante para eles assim como eles são importantes para mim, entraram na minha vida tem pouco tempo mas parece que já tá com uma eternidade, muito obrigado por vocês ter largado tudo lá hoje para poder estar aqui, queria agradecer a minha família, também meus tios que vieram até aqui e que também saíram de suas casas e estão aqui me prestigiando nesse momento único na minha vida, sem a família, se a gente não tiver uma base, a gente não é nada, então a gente precisa do apoio deles para poder seguir em frente", completou.
Serginho ainda falou do sucesso da campanha, falou de entrigas e muito mais. "E falar sobre a campanha que acabou no dia 6 de outubro, infelizmente né porque foi uma campanha muito bonita que dava vontade de se viver diariamente, todo mundo queria que não acabasse, mas infelizmente acabou e as intrigas as brigas ficaram de lado, e a partir de hoje a gente vai comandar a cidade para todos os lados, sem oposição, sem lado partidário, e sim, com o lado humanitário porque agente está aqui para poder servir a população, a gente tá aqui para poder dar o nosso melhor", prossegue.
"Saímos na chapa, eu junto com Gonzaga, e fomos vitoriosos, eu agradeço muito a vocês pela confiança, mas queria dizer também que foi muito difícil vivenciar tudo que eu vivenciei aqui na política, porque até então não sabia, eu não tinha ideia de fato como que funcionava a política aqui até que hoje vivendo eu sei como é que funciona, eu sei como é que funciona as intrigas sei como é que funciona os fuxicos. Conversei muito com Gonzaga e falei com ele, Gonzaga vai sair muita coisa, muita conversa, mas antes de qualquer coisa, antes de qualquer tomada de decisão, se sair qualquer coisa com meu nome me procure antes e me pergunte, porque toda conversa ela sempre vai existir em três lados em três versões, a versão de quem tá contando, a versão do outro lado e a verdade, então agente precisa ouvir os dois lados e tomar a decisão correta para que não prejudique a si próprio para que não prejudique o grupo, então foi muito difícil vivenciar tudo que eu vivenciei na campanha, porque saíram muitas intrigas feitas tanto da oposição quanto da situação que eu também não sei o motivo das pessoas terem falados o que vinham falando', comentou.
Ele também lembrou de alguns boatos em que diziam que ele (Serginho) fazia exigência da secretaria de saude. "Essa semana eu conversei com Gonzaga assim que eu cheguei aqui porque falaram que eu estava exigindo de Gonzaga uma secretaria para mim, para a minha família para que eu indicasse a minha mulher para que eu indicasse o meu irmão e eu falei com Gonzaga, Gonzaga isso nunca existiu eu acho que você tem ciência disso, eu fui eleito pelo povo ao seu lado para ser o vice-prefeito do município, eu não fui eleito para ser secretário, eu não fui eleito para exigir secretaria e eu não estou aqui para exigir, eu estou aqui para ajudar, para ser o seu braço direito e mesmo que você me oferecesse uma secretaria eu jamais aceitaria. Primeiro, por mais que minha esposa seja formada na área da saúde, a minha esposa não tem a competência técnica e uma secretaria de Saúde exige isso, então eu também jamais aceitaria colocar a minha mãe como secretária, por mais que ela tenha vivenciado muito tempo na área da saúde, ela não tem a competência técnica que precisa, não entende dos processos, isso nunca aconteceu e não irá acontecer e eu falei com ele, eu estou aqui para te ajudar, estou aqui para poder te dar conselhos caso precise, se você me perguntar eu tô aqui para poder te ajudar, para poder te direcionar. Quero te dar os parabéns por você tomar decisões certas, poderíamos deixar que o hospital continuasse da forma que estava que não tinha um ventilador pulmonar, não tinha um desfibrilador porque não tinha recurso e eu fui até o meu irmão já que agente trabalha com isso em Salvador e conseguimos", disse.
Ainda sobre a Saúde ele prosseguiu o seu discurso defendendo a ampliação do atendimento, em especial no tocante a médicos especilistas. "Eu conversei bastante com o pessoal aqui no município o fato de Ichu não ter um especialista, não tem uma especialidade para poder atender o pessoal e eu falei com eles, não é porque Ichu não pode ter, é que às vezes os especialistas não querem vir até o município para dar um plantão para receber R$ 3.000 sendo que chega em Salvador eles dão o mesmo plantão por R$ 3.800, então não vão querer vir aqui, então a minha ideia é unir Candeal, Ichu e Tanquinho e a partir dessa semana eu vou chamar o secretário de saúde de Candeal e o de Tanquinho e vou conversar com os dois para que a gente possa fazer um modelo de consórcio aqui no município. Então, como eles (os especialistas) não vem dar apenas um plantão, mas tendo a garantia de que ele vai vir na semana e vai dar um plantão em Ichu, um em Candeal e outro em Tanquinho e depois ele vai embora, eu tenho certeza que ele vai querer pode ter certeza disso. Então, o meu foco será esse, será buscar ortopedista, pediatra para o município, até mesmo cirurgião porque as pessoas precisam, por mais que aqui não tenham um hospital que não comporta cirurgia, mas que o paciente seja avaliado para fazer a cirurgia em outro município. Então, agente precisa desse entendimento técnico, a gente precisa dessa visão de futuro e eu tenho vivenciado isso em outras cidades em outros municípios por onde eu passo, já que eu tenho contrato junto com os meus irmãos e eu decidir colocar isso em prática pelo meu município e eu sei que vai dar certo, agente vai trabalhar com esse plano e vai dar certo, na minha vida nunca trabalhei com plano B se não der certo o plano A, isso não existe, não tem um plano B na minha vida e vamos lá e vai dar certo, vai funcionar e vocês vão ter uma saúde de qualidade, assim como vocês vão ter também uma educação de qualidade isso vocês podem ter certeza e Gonzaga você pode ter certeza que você vai ter um vice-prefeito diferente, um vice-prefeito atuante que vai estar aqui para somar, sem ego, sem querer desmerecer ninguém, sem querer tá aqui crescendo em cima de ninguém, eu vim aqui para poder somar, eu vim aqui para poder te ajudar a conquistar muito mais coisa para o nosso município, então que Deus abençoe o nosso mandato, que Deus abençoe as pessoas do nosso município e que elas possam vivenciar e viver cada dia melhor e tudo isso depende de nós. Eu separei até uma frase do hino do nosso município para falar para o senhor aqui hoje, é assim: 'que tu possas crescer pelo amor, pra que sejas em tudo eficaz'. Que a gente cresça na política com amor, honestidade, com transparência, sem ego e ambas as partes estão aqui para ajudar para que o fruto disso seja um trabalho eficaz pelo bem do nosso município", acrescentou.
Serginho não se esqueceu das lideranças e coordenadores da campanha que para ele foram fundamentais para o êxito e da vitória esmagadora nas urnas. "Queria agradecer também as nossas lideranças e aos coordenadores de campanha que deram o sangue, e se hoje Gonzaga e Serginho está aqui na frente, é graças a vocês que correram atrás do voto a voto, sem dormir dia a dia, foram 30 dias ou mais de intensas lutas de vocês pela sede e na zona rural, então não tinha como aqui deixar de agradecer a cada um de vocês", lembrou
Ele também agradeceu aos líderes politicos pelo qual ele tem muito respeito que é Afonso e Amilton Carneiro. "Queria agradecer a uma pessoa que é como se fosse um pai para mim na política, a Afonso que não está aqui hoje, mas não tive a oportunidade de agradecer hoje lá na Câmara de Vereadores porque eu também fui pego de surpresa, eu não sabia que ia discursar, então obrigado por todos os conselhos Afonso, a você também Amilton que foi um padrinho para mim nessa política, que foi uma pessoa que gritou muito meu nome, eu jamais vou esquecer do senhor, jamais vou esquecer da sua bondade comigo porque é muito mais fácil um grupo ouvir uma pessoa experiente como você, do que ouvir uma outra pessoa que não entende de política, então eu te agradeço demais pela confiança que o senhor teve no meu nome, mesmo o senhor não sendo nada na política, mas só pelo fato de receber seu apoio e toda ajuda eu tenho que ser grato", disse o político.
O vice-prefeito encerrou o discurso pedindo proteção a Deus e foi enfatico ao pedir ao povo ichuense que não tenham políticos de estimação. "Deus abençoe ao nosso mandato e que seja não só por apenas quatro anos, mas que sejam quatro, mais quatro e mais quatro. Que a maioria dos políticos tenham vergonha e eu não tenho medo de falar, pessoal não tenham político de estimação, se tem um político que trabalhou pelo município, se hoje o meu grupo tá aqui e tá trabalhando pelo município, ótimo, que permaneça, mas a partir do momento que esse mesmo grupo parar de trabalhar vocês têm a oportunidade na mão de trocar, então façam isso, se tá bom que continue, mas a partir do momento que parou de fazer, substituam porque vocês vão estar substituindo por vocês, estará ajudando a sua família, os filhos de vocês.. Então, que Deus abençoe cada um de vocês, que proteja a nossa cidade de Ichu e que nos dê um mandato de excelência, em mandato de conquistas para que vocês sejam agraciados cada vez mais e que Deus abençoe cada um de vocês", encerrou.
Discurso de Gonzaga
O prefeito Gonzaga começou o seu discurso destacando o feito da sua primeira gestão que terminou no dia 31 de dezembro. "Eu vou começar trazendo alguns dados e conceito da nossa primeira gestão. Administração e finanças - temos a melhor transparência pública da região do sisal. Saúde - somos a terceira melhor Saúde do Estado para cidade de pequeno porte. Educação e Cultura - possuímos a segunda melhor educação da região do sinal. Desenvolvimento Social - possuímos o segundo melhor serviço social na região do Nordeste. Obras - É só olhar ao redor e ver que mudamos muita coisa para melhor. Agricultura - Hoje essa secretaria de fato existe", revelou Gonzaga que prosseguiu agradecendo nominalmente a todos os secretários que fizeram parte da gestão.
"O sucesso da gestão foi garças ao empenho de todos vocês; a Adailton, Fábio Júnior, Wly, Afonso, Roberval, Leno Borges, Heitor, Marina, Lorena. George, Cristiana e Douglas. Agradecer também a todos os servidores do município", completou ele que continuou o discurso dando pista de novos nomes para a sua próxima gestão. "Bem-vindo Gabriela, Anderson, Bia e Leonam, eu sou uma pessoa que gosto de desafios, então às vezes as pessoas são técnicas mais de modo geral não faz aquilo que de fato é preciso ser feito e eu estou confiante no papel de vocês, estou acreditando em todos vocês" revelou.
Gonzaga agradeceu aos eleitores que lhe confiaram em mais um mandato e a todos os seus familiares. "Aos 3.674 votos nunca existido em nosso município, a maior frente da história do nosso povo, agradecer, a coordenação da campanha, as lideranças, as pessoas que fizeram a política, lembrar de Dorinho, Hamilton, Lúcia, Chiba, Totonho e a Minininho, agradecer ao grupo azul, agradecer a meus amigos e familiares, Paulo, Deorgenes, Dineia, Djalma e José; Lvir e Henry", disse.
De acordo com Gonzaga o trabalho nunca parou e pior agora com a estiagem que o município vem enfrrentando, inclusive se mostrando muito preocupado com os recursos hidricos do município. "Vamos trabalhar ainda mais com muita honestidade e dedicação. Já estamos enfrentando a estiagem, limpando tanques e aguardas, nunca, eu creio que nenhum de vocês imaginava que logo depois de uma eleição os trabalhos fossem continuados da forma que continuamos, já estamos servindo demais o homem do campo, dentro das nossas possibilidades, abastecendo as propriedades com carros-pipas e esperando a chuva, não é isso?, vamos continuar investindo no hídrico, buscar levar água encanada a todos, essa cobrança existe a o governo do Estado por muito tempo, a inquietação da gente é muito grande gostaria muito de não estar falando disso agora da falta de universalização da água no nosso município, mas não depende só da gente, minha intenção é melhorar a qualidade de vida dos ichuenses" ressaltou.
O prefeito demonstrou amor ao município, lembrou de sua mãe dona Lelinha, fez referência a seu pai Nezito Pio (in memória), prometeu honrar a cada voto recebido, se desculpou com quem o magoou durante os quatro anos da primeira gestão e fez questão de agradecer aos candidatos derrotados no pleito do dia 06 de outubro, às crianças e outras pessoas que para ele foram importantes para que ele chegasse aonde chegou. "Podemos viver aqui, podemos ser feliz aqui, eu amo Ichu e dedico à noite hoje a minha mãe dona Lelinha, espero que onde meu pai Nezito Pio estiver que ele esteja muito orgulhoso da gente, no mais é dizer a vocês que daremos a garantia de que o trabalho não vai parar, o respeito por vocês vai continuar, eu prometo a cada um daquelas pessoas que confiaram em mim, no nosso voto, que não decepcionarei vocês. Também quero pedir desculpas a todas as pessoas que eu magoei durante os quatro anos, infelizmente nós somos humanos e acabamos magoando às pessoas, eu peço perdão de todo o meu coração. Aos candidatos que fizeram parte de nossa campanha que não foram eleitos meu muito obrigado, obrigado mesmo pela confiança, aos líderes de comunidades, a todas as pessoas, as crianças que não vota mas onde eu faço grita meu nome e chega para mim e diz, se eu pudesse voltar eu voltaria em você, isso é muito gratificante, poderia citar mais alguns nomens, meu amigo Adailton um abraço, poderia citar mais alguns nomes, mas agente pode lembrar de um e esquecer de outro. Quero também agradecer ao meu primo irmão Antônio Luiz que deve estar assistindo a gente lá em Floripa, a meu primo irmão Epifânio Carneiro, obrigado por vocês existirem em minha vida. No mais é agradecer mais uma vez a cada um de vocês", completou.
Gonzaga prometeu uma boa relação com a Câmara de vereadores e sinalizou positivamente a mantê-lo uma boa relação com todos os edis, agradeceu aa vice Serginho e prometeu dá um basta em todo tipo de dise-e-me-disse. "Quero dizer aos vereadores que estou pronto, estou disposto a ajudar cada um de vocês nas reivindicações, eu espero que as reivindicações sejam de forma respeitosa ao ser solicitada, isso é muito bom pra agente. Eu também quero agradecer a meu vice-prefeito Carlos Sergio e dizer que estamos juntos meu amigo, vamos ver se agente acaba com esse disse-e-me-disse, isso não avança, isso não prospera em nada, me desculpa por eu não ter lembrado do seu nome na Câmara de Vereadores", completou.
Antes de encerrar o discurso Gonzaga ainda agradeceu aos meios de comunicação presente no evento e fez referência ao deputado Alex da Piatã, que foi representado pelo assessor Valdemir de Assis. "Quero agradecer aos meios de comunicação, Beni Vídeo, AL Notícias, Ichu Notícias, a Tribuna da Bahia e a rádio Independente. Valdemir de Assis, leve o meu abraço ao nosso deputado Alex da Piatã, e que ele continue preocupado com as causas do nosso município, eu sei que ele tem essa sensibilidade, então vamos continuar para que as coisas aconteçam para que o povo de Ichu consiga viver cada vez melhor e orgulhosos de viver nessa Terrinha. No mais é agradecer, desejar para todos nós, um ano de 2025 que Deu o papai do céu, mande essa chuva dessa previsão do dia 9 e 10, que Deus nos abençoe e que a gente tenha um ano de muita paz e que a gente, apesar da indiferença, que nos desculpem uns aos outros, e que todos nós aprenda a respeitar a indiferença do outro, que Deus nos abençoe", encerrou aos aplausos.
Durante a cerimônia de posse foi anunciado a eqquipe de primeiro escalão que farão parte do governo com três nomes novatos, inclusive na hora do anuncio foi divulgado pelo Ichu Notícias, clique AQUI e confira a matéria.
Após a posse teve som ao vivo na Praça com dstaque para o cantor CANINDÉ. Além dele teve ainda Junior Andrade e Bito Silva.
Confira todas as fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.