Os manisfestantes das comunidades de Matinha, Laje, Campo Redondo e Katispero traziam cartazes com frases "QUEREMOS ÁGUA" e relataram que estão há 60 dias sem o líquido precioso nas torneiras
Moradores das comunidades rurais de Matinha, Laje, Campo Redondo e Katispero em Serrinha, fizeram um manifesto pacífico na manhã desta sexta-feira (10) na sede da Embasa, onde cobravam a regularização do abastecimento de água na zona rural do município.
Os manifestantes entre jovens, idosos e crianças estavam com apitos e cartazes que traziam frases "QUEREMOS ÁGUA" e alguns deles chegaram a relatar ao repórter Dida Negrão que estão há 60 dias sem o líquido precioso nas torneiras.
O repórter Dida Negrão esteve presente no momento e elogiou os manifestantes por estarem reivindicando seus direitos. "Vocês estão de parabéns, vocês são as primeiras pessoas que tiveram a coragem de fazer um manifesto aqui em Serrinha contra a falta de respeito da embasa com as pessoas, parabéns as comunidades", disse ele.
"Eles pediam providências urgente junto ao órgão, já que o município também vem sofrendo com a estiagem que afeta toda a população do campo e principalmente os animais", disse uma testemunha que presenciou o protesto.
Vale ressaltar que desde outubro do ano passado que a Embasa vem enfrentando problemas com o abastecimento de água nos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Biritinga, Barrocas, Teofilândia, Lamarão e Retirolândia. Na ocasião o gerente explicou ao site Calila Notícias que o motivo seria a rápida queda do nível de água nos 19 poços que atende os referidos municípios. “A quantidade de água nos poços reduziu 32 l/s em poucos dias, comprometendo significativamente o abastecimento de todo o sistema”, disse Raimundo Neto na época.
Ainda em entrevista ao site o gerente regional apontou uma possível solução. “Precisamos perfurar poços em profundidade cada vez maior, para conseguir produzir uma quantidade razoável de água. A Embasa também está estudando outras alternativas, em médio e longo prazo, para garantir a continuidade do abastecimento diante do aparente esgotamento do manancial atual”. explicou.
O Ichu Notícias entrou em contato com a Embasa Regional que fica em Feira de Santana e estamos aguardando o retorno.
Redação Ichu Notícias com informações, videos e fotos do repórter Dida Negrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.