Confira a entrevista concedida a jornalista Rafael Rodrigues e publicada pelo Portal Raízes
Um levantamento realizado pela jornalista Rafaela Rodrigues junto ao médico Rangel Mascarenhas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), revelou que, dentre dez pacientes que o procuram em Conceição do Coité, cerca de oito apresentam sintomas que estão relacionados à ansiedade no ambiente de trabalho.
“As queixas de sobrecarga são cada vez mais comuns. O cenário atual de alta exigência profissional, somado a fatores socioeconômicos tem contribuído para esse aumento de casos de ansiedade e esgotamento de trabalho na cidade”, disse Rangel.
Conforme o especialista, as crises podem se manifestar de diversas maneiras, tais como dificuldade de concentração, sensação de falta de ar, taquicardia, sudorese, tremores e até mesmo pensamentos desagradáveis sobre o desempenho profissional.
“Muitas vezes o indivíduo sente um medo intenso e desproporcional diante de tarefas ou prazos, o que pode comprometer sua produtividade e bem-estar”, explicou Rangel.
A ansiedade recorrente, o estresse no trabalho podem evoluir para outros distúrbios mais graves, como explica o psiquiatra: “Transtorno de Atenção, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, depressão, esgotamento profissional (burnout) e até problemas físicos, como hipertensão e problemas gastrointestinais.”
SAIBA MAIS!
Como é possível controlar a ansiedade?
Médico — Controle da ansiedade pode envolver diversas abordagens, como técnicas de respiração, mindfulness, exercícios físicos, psicoterapia e, em alguns casos, uso de medicamentos prescritos por um profissional. Além disso, a organização da rotina, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a busca por momentos de lazer são essenciais para minimizar os impactos da ansiedade.
Quando o serviço adoece, qual a recomendação do profissional?
Médico - O primeiro passo é identificar os gatilhos do estresse e avaliar a intensidade dos sintomas. Dependendo do caso, pode ser necessário buscar apoio psicológico, estabelecer limites no ambiente de trabalho e até considerar mudanças no estilo de vida ou na própria carreira. A saúde mental deve ser prioridade.
O senhor considera que seria benéfico investir em atividades no ambiente de trabalho para lidar com as crises? Quais?
Médico - Sim, as empresas podem e devem investir em ações que promovam o bem-estar dos colaboradores. Algumas estratégias eficazes incluem programas de apoio psicológico, pausas ativas, ambientes de trabalho mais humanizados, flexibilização de horários, incentivo à prática de atividades físicas e treinamentos voltados à gestão emocional.
Qual o conselho que o senhor dá aos pacientes que estão apresentando os sintomas?
Médico - A orientação inicial é buscar compreender os fatores que desencadeiam a ansiedade e adotar estratégias para manejá-la. Práticas como técnicas de relaxamento, organização da rotina e psicoterapia são fundamentais. Nos casos mais severos, pode ser necessário um acompanhamento psiquiátrico para avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.