TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 27 de março de 2025

Prefeitura proíbe música discriminatória na Micareta de Feira

Serão proibidas músicas, danças ou coreografias que exponham as mulheres ou as relacionem a situações vexatória e canções relacionadas ao uso de drogas ou à violência.
A Prefeitura de Feira de Santana, anunciou, nesta quarta-feira (26), que não serão permitidas músicas com trechos que fazem apologia à discriminação ou à desvalorização contra as mulheres e outras minorias na Micareta 2025.


Segundo a nota, também serão proibidas danças ou coreografias que exponham as mulheres ou as relacionem a situações vexatórias e canções relacionadas ao uso de drogas ou à violência. O evento acontece de 1º a 4 de maio.  

"No período da festa, ou em qualquer época do ano, não será aceita a ridicularização das pessoas por gênero ou opção de vida, por meio de músicas, por mais sutil que seja a construção da frase", diz o comunicado da gestão municipal.  

O cumprimento da lei municipal que trata do assunto ficará a cargo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.  

As músicas com teor homofóbico, com discriminação explícita ou implícita das opções de vida de qualquer pessoa, também não serão permitidas ou toleradas durante a Micareta. A determinação vale para os trios elétricos, camarotes e outros espaços que serão montados no Circuito Maneca Ferreira.  

Esquenta Micareta 
Estão abertas as inscrições para os bloquinhos de rua micaretescos e grupos culturais alternativos interessados em participar do Esquenta Micareta 2025.  

O evento, que será realizado no dia 27 de abril, na Avenida Fraga Maia, das 12h às 18h, tem o objetivo de agitar o pré-Micareta da cidade e oferece uma oportunidade para grupos culturais e blocos desfilarem de forma gratuita.   

O período para inscrição começa nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 2 de abril. Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizada na Rua Estados Unidos, nº 37, Kalilândia, em Feira de Santana, durante o horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

Para formalizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:  
  • Ofício solicitando a inscrição; 
  • Nome da banda ou grupo e o estilo musical a ser apresentado; 
  • Quantidade de participantes prevista; 
  • Horário proposto para o desfile; 
  • Identificação do responsável, com RG, CPF e contato telefônico; 
  • Comprovante de residência. 
O desfile dos blocos e grupos culturais será realizado no circuito da Avenida Fraga Maia e terá um tempo máximo de 40 minutos. Caso algum bloco ou grupo ultrapasse o tempo limite ou se atrase, será deslocado para o final da fila e desfilará apenas se houver disponibilidade de horário. Não será permitido o uso de trios elétricos, mini trios ou carros de som.  

A Prefeitura também informou que está com inscrições abertas para os blocos de rua, entidades micaretescas e para os interessados na montagem e instalação de camarotes e arquibancadas.

A inscrição termina no dia 2 de abril e deve ser feita na Secretaria de Cultura de Feira de Santana. Quem quiser participar do Point Universitário também deve se inscrever no mesmo período.  

Sobre a Micareta 
Inspirada na antiga festa francesa da “Micareme”, a Micareta de Feira foi pioneira na criação e realização da festa, que celebra o carnaval fora de época e que, posteriormente, foi replicado em várias outras cidades do país.

Neste ano em que se comemora os 40 anos do axé music, a exposição ressalta a importância e a contribuição da micareta para o sucesso desse ritmo musical, com destaque para as programações de blocos, cordões, batucadas e afoxés que se expandiram e conquistaram o país, contribuindo para a consolidação do evento no calendário festivo da Bahia.

Por g1 Feira de Santana e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.