A adutora que fornecerá água para a comunidade de Jitirana e as localidades de Lajedinho e Capim Grosso tem 6.684 metros de extensão, três pontos de ventosa e atenderá imediatamente 14 domicílios
Várias famílias residentes na zona rural do município de Ichu, mais especificamente nas comunidades de Jitirana e Quixaba, aguardam ansiosas a finalização das obras de expansão do sistema de abastecimento de água potável, que vem sendo realizada pelo governo do estado, por meio da Cerb, em parceria com a prefeitura local. A escavação da rede que beneficiará a localidade de Jitirana está a cargo da empresa Empreendem Construtora e teve início na última quinta-feira (03), nas imediações de Calumbi. De acordo com Lucas Brito, encarregado pelas obras das duas regiões, a previsão é que os serviços sejam concluídos em 30 dias.
A adutora que fornecerá água para a comunidade de Jitirana e as localidades de Lajedinho e Capim Grosso tem 6.684 metros de extensão, três pontos de ventosa e atenderá imediatamente 14 domicílios. Ela provém da rede que abastece os habitantes de Calumbi. O valioso líquido que atenderá essas localidades vem do lençol freático pertencente ao município de Britinga, a 55 quilômetros da cidade de Ichu.
A água que será disponibilizada para as comunidades de Quixaba e Barrinha, com aproximadamente 15 ligações domiciliares, será extraída também, de um aquífero localizado no município de Biritinga. A adutora terá 2.904 metros de comprimento, incluirá duas ventosas e se conectará à rede da EMBASA, que fornece água para os habitantes do povoado de Barra. Segundo Ivo da Assunção da Cruz, de 61 anos e pai de quatro filhos, os moradores locais aguardam há mais de duas décadas por esse recurso hídrico. “Foi um pedido árduo”, destacou ele.
“A universalização do acesso à água potável para os moradores do campo tem sido uma das prioridades do nosso mandato. Precisamos resolver de forma eficaz a falta desse recurso tão valioso para o consumo humano e animal, principalmente durante as temporadas de seca, que afetam a região e esgotam as fontes de água do município, gerando uma crise hídrica sem igual. Iniciativas desse tipo são cruciais para o desenvolvimento e a valorização da qualidade de vida das pessoas que habitam essas localidades, que dependem desse valioso líquido para viver com dignidade e atender suas demandas”, menciona o prefeito José Gonzaga Carneiro.
Por Pedro Oliveira / Tribuna da Bahia / TB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.