A municipalização do trânsito é o processo de transferir para o município a gestão do trânsito local. Isso envolve a criação de órgãos, a implantação de infraestrutura, e a definição de responsabilidades.
Uma indicação do vereador Edivaldo Apolônio (Arraia) que sugere a municipalização do trânsito de Ichu foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira, 08 de abril. Agora, cabe ao gestor avaliar a proposta e agilizar ‘ou não’ os trâmites para que o projeto seja enviado à casa legislativa e após discussão e aprovação transformá-lo em lei.
Em sua justificativa, o parlamentar argumenta que a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito trará inúmeros benefícios à população, uma oportunidade única para que os gestores detectem às reais necessidades e trabalhem no sentido de ampliar a qualidade dos padrões de segurança de todas as pessoas que se locomovem no espaço público. “Quanto maior o esforço empreendido pelo órgão ou entidade municipal de trânsito para aplicar a Lei, executando suas atribuições com serenidade e responsabilidade, menor o número de acidentes, de mortes e de perdas sociais e econômicas,” diz um trecho da justificativa. Ele ainda acrescenta... “Conforme diretrizes gerais especificadas na Política Nacional de Trânsito, a intenção é promover a integração de todos os municípios, assim como capacitar os profissionais de órgãos e entidades que compõe”.
Vale ressaltar que ainda nesta terça-feira (8), o vereador esteve em reunião constitucional com a Coordenadoria Geral de Trânsito e Transporte - CGTT de Serrinha. Arraia foi recebido pela Autoridade de trânsito serrinhense, a senhora Ciciane Santos, bem como o Diretor Adjunto da CGTT, Aroldo Carlos Filho.
O edil buscou junto ao órgão no município vizinho uma parceria com intuito de viabilizar o suporte institucional, através de conhecimentos técnicos e práticos dos responsáveis da CGTT/Serrinha, no tocante ao processo de municipalização do trânsito que ELE (Arraia) busca implantar na cidade de Ichu.
Ao parlamentar, tanto Ciciane quanto Aroldo se prontificaram a firmar essa parceria em busca de construir boas relações e obterem resultados positivos.
Segundo o vereador, eles pretendem vir a Ichu para uma visita técnica e só está aguardando o contato do Secretário de Administração ou do prefeito para agendar a data. "Eu já entrei em contato com Douglas e ficou de sexta-feira eu procurar ele para viabilizar a vinda deles, inclusive, no mês que vem, no 'Maio Amarelo' na campanha que visa conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, eles já querem realizar um trabalho de educação e conscientização no trânsito em Ichu", completou o parlamentar.
A municipalização do trânsito é o processo de transferir para o município a gestão do trânsito local. Isso envolve a criação de órgãos, a implantação de infraestrutura, e a definição de responsabilidades.
Redação Ichu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.